Dirigir sem camisa, transportar bebidas alcoólicas e passar no farol vermelho durante a madrugada; veja o que há de verdadeiro e falso sobre as leis de trânsito.
1 – Não é permitido transportar bebidas alcoólicas na cabine do carro
Mentira
Há quem diga que o transporte de bebidas alcoólicas na cabine é proibido, porém, o CTB não impõe nenhuma restrição sobre o assunto. Veja se existe uma regra para o transporte de bebidas alcoólicas.
2 – Não posso dar carona a uma pessoa bêbada no banco da frente
Mentira
Não há qualquer restrição sobre caronas para pessoas alteradas no banco da frente.
3 – Existe tolerância no teste do bafômetro
Mentira.
A tolerância para o consumo de bebidas alcoólicas é zero. O que existe é uma margem de erro de 0,04 mg/L de álcool nos testes, tendo em vista que o aparelho usado na fiscalização pode estar descalibrado. Essa tal margem de erro não é considerada uma “margem de tolerância”, como alguns motoristas defendem.
4 – Posso parar em vaga de estacionamento de loja, mesmo se não for cliente
Mentira
As vagas de lojas são restritas aos clientes e os proprietários têm o direito de reclamar ou até solicitar um guincho. Portanto, se você estacionar na vaga de guia rebaixada de uma farmácia ou padaria, pode ter o veículo rebocado.
São Paulo esclarece que as vagas de guia rebaixada constam no auto de licença de funcionamento dos estabelecimentos – logo, são privativas.
5 – Posso perder a CNH provisória se levar multa de trânsito
Depende
O Contran determina que portadores da Permissão para Dirigir (PPD) não podem receber multas graves, gravíssimas ou serem reincidentes em infrações médias durante um ano. Assim, motoristas autuados em infrações leves ou médias não necessariamente perdem a habilitação temporária.
6 – Não preciso pagar multa, pois ela pode “caducar”
Mentira, mas há um fundo de verdade.
A partir do dia em que o motorista foi multado, o órgão responsável terá o prazo de cinco anos para aplicar a penalidade.Isso não quer dizer necessariamente que toda multa irá caducar um dia. O motorista que tentar burlar o pagamento ainda pode enfrentar um processo administrativo.
7 – É proibido dirigir sem camisa
Mentira.
Não há nenhuma restrição no Código de Trânsito Brasileiro que impeça a condução sem camisa.
8 – É proibido dirigir descalço
Mentira.
A lei brasileira proíbe dirigir usando calçado que não se firme aos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. Isso inclui sandálias e chinelos que não são presos ao tornozelo do motorista.
9 – Posso passar no sinal vermelho na madrugada
Depende.
Radares semafóricos nunca são desligados, mas existem condições em que a passagem é permitida. Uma delas é para liberar espaço a uma viatura policial ou ambulância.