InícioPoáPoá é destaque no acolhimento de afegãos e recebe visita da Agência...

Poá é destaque no acolhimento de afegãos e recebe visita da Agência da ONU

Encontro aconteceu na entidade Aldeias Infantis SOS e contou com a presença da prefeita Marcia Bin e embaixadores da Acnur

Em setembro de 2022 as primeiras famílias de refugiados afegãos chegaram ao aeroporto de Guarulhos, com destino a Poá. Aqui foram recebidos pela instituição Aldeias Infantis SOS, onde tiveram acesso a moradia, acolhimento, atendimento médico, acesso à educação e demais serviços públicos, tudo em parceria com a Prefeitura Municipal.
Quase dois anos depois, muitas famílias afegãs adotaram a cidade como lar – as crianças estudam na rede pública municipal, se alfabetizam e aprendem o português. A Unidade Básica de Saúde localizada no Jardim São José se tornou referência em atendimento médico para eles – uma das afegãs chegou grávida ao Brasil e hoje tem a certidão de nascimento da filha registrada em Poá.
A nova trajetória destas famílias foi retratada recentemente pelo Programa Profissão Repórter e chamou a atenção da Agência da ONU para refugiados (Acnur) – graças ao acolhimento e estrutura encontrados aqui, muitas famílias adotaram Poá como lar. “Queríamos conhecer a cidade que se credenciou e se ofereceu para receber os refugiados. O trabalho realizado aqui é muito bom”, afirmou o representante da Acnur no Brasil, David Torzilli.
Ele veio acompanhado do Ryan Karnes (coordenador sênior do Escritório para Refugiados Migrantes e Populações (PRM) do Governo dos Estados Unidos); da Maria Beatriz Nogueira (chefe do escritório da Acnur em São Paulo);  da Vivianne Barbosa (relações externas do Acnur no Brasil); da Ana Gama (gerente de projetos da Organização Internacional para Migrações – OIM); da Lívia Lenci (assistente de projetos da OIM), do Iurqui Pinheiro (chefe de escritório da OIM em São Paulo) e da Luyandria Maia (consultora da OIM em São Paulo).
Para receber os representantes da Acnur, estiveram presentes a diretoria do Aldeias Infantis, a prefeita Marcia Bin e o secretário municipal de Saúde, Alexandre Provisor. “É motivo de orgulho para nós poder proporcionar a cada uma destas famílias um novo lar, e mais do que isso, poder proporcionar a esperança de dias melhores e o começo de uma nova vida”, afirmou.
O secretário de Saúde lembrou que todos os refugiados seguem com acompanhamento médico, odontológico e até psicológico, quando necessário. “A UBS do Jardim São José é referencia em atendimento para as famílias e seguimos oferecendo toda a estrutura pública para todos, como verdadeiros cidadãos poaenses”
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher