Quatro times de Suzano, um de Mogi das Cruzes e um do Japão estarão na disputa; para assistir aos jogos é preciso entregar um quilo de alimento não perecível
O Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão (rua Barão de Jaceguai, 375 – Centro), receberá neste sábado (30/03), a partir das 8 horas, o 5º Torneio Internacional de Futsal, que reunirá equipes sub-11 de Suzano, de Mogi das Cruzes e do Japão. A atividade está sendo organizada pela Associação Desportiva Suzano Futsal (AD Suzano) e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. A entrada para os jogos será realizada mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível.
A cidade estará representada com duas equipes da AD Suzano, uma do Suzano FC (Suzaninho) e uma do Chute Inicial Corinthians. De Mogi das Cruzes, virá a equipe Sport Benfica, ao passo que a atração internacional fica por conta do time Mugen Desporte F.S., de Tóquio. As seis equipes serão divididas em duas chaves de três equipes, sendo que as duas mais bem classificadas avançam para as semifinais.
Os jogos da primeira fase serão realizados até às 13 horas. Após o intervalo para o almoço, a competição retorna às 14h30, quando serão disputadas as partidas decisivas que colocarão frente a frente os dois primeiros colocados contra os dois segundos colocados de cada grupo, nos jogos chamados de “Final Ouro” e “Final Prata”. Todos os duelos serão jogados em três tempos corridos de oito minutos cada um e, ao fim, será concedida premiação em troféus e medalhas aos melhores colocados.
Esta é mais uma oportunidade em que a competição recebe a participação de uma equipe japonesa. Na edição do ano passado, também ocorrida no fim do mês de março, o clube que veio à Suzano foi o Tokai Shoyo, da cidade de Shizuoka. Na ocasião, um grupo formado por sete jogadores entre 16 e 18 anos, pelo técnico brasileiro Oscar Mazikina e pelo diretor técnico Kubota Yuki, para a disputa do 4º Torneio Internacional de Futsal, também realizado no Portelão, com participação de equipes de Suzano e Guararema.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, frisou que a competição contribui com a formação dos jovens de Suzano. “Esse tipo de atividade é muito importante para os atletas que estão se desenvolvendo. Mais uma vez, teremos times de fora da cidade e até mesmo do país, garantindo uma troca de experiências não só entre os jogadores como também entre as comissões técnicas”, disse Nardinho.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que a atividade fortalece os laços com o Japão. “Nosso município tem uma ligação muito forte com a cultura japonesa. Por isso, é uma honra para nós receber uma equipe deste país em mais uma atração de aniversário de nossa cidade. Apoiamos uma iniciativa que estimula a competição esportiva e valoriza os nossos jovens talentos. Por isso, convidamos todos a comparecerem no Portelão e contribuírem com a arrecadação de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade”, concluiu o chefe do Executivo municipal.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano