O terremoto de magnitude 7,5 que atingiu a costa leste de Taiwan nesta quarta-feira, 3, deixou ao menos nove mortos e mais de 900 feridos, segundo informado pelo governo local.
De acordo com as autoridades locais, o Corpo de Bombeiros registrou a queda de pelo menos 26 edifícios, a maior parte na região de Hualien, cidade localizada mais próxima do epicentro.
Segundo a BBC, as equipes de resgate trabalham para socorrer cerca de 77 pessoas que estão “presas” em edifícios e túneis que desmoronaram na região. As autoridades também informaram que perderam contato com 50 pessoas que viajavam a bordo de quatro micro-ônibus para um hotel em um parque nacional.
O diretor do Centro Sismológico de Taipé, Wu Chien-fu, afirmou que o fenômeno trata-se do “terremoto mais forte dos últimos 25 anos”. De acordo com ele, o terremoto foi “sentido em todo Taiwan e nas ilhas próximas”. “O público deve prestar atenção às advertências e mensagens relevantes, e estar preparado para evacuação sismológica”, alertou.
O presidente eleito Lai Ching-te destacou que “no momento, a coisa mais importante, a principal prioridade, é resgatar pessoas”.
Autoridades japonesas emitiram alerta
O tremor, que ocorreu na Ilha Ishigaki, atingiu uma intensidade de 4 na escala japonesa que vai de 0 a 7. Por causa do fenômeno, autoridades japonesas emitiram um alerta para tsunami em duas regiões.
A emissora pública do Japão, NHK, pediu que moradores da região de Okinawa deixassem suas casas imediatamente e evacuassem a região. As ilhas Miyako e Yaeyama também são pontos de atenção.
Inicialmente, a estimativa era de que as ondas pudessem atingir 3 metros de altura, e as autoridades pediam que todos das regiões listadas evacuassem imediatamente. “Fuja para um local mais alto e seguro agora mesmo. A hora de chegada do tsunami é apenas uma estimativa. As ondas podem, na verdade, chegar mais cedo ou mais tarde. Continue a evacuar enquanto o alerta estiver em vigor”, dizia o comunicado.
Cerca de uma hora depois do primeiro alerta, a NHK diminuiu o alerta para “preventivo de tsunami”, com estimativas de ondas de 1 metro de altura. “Se você estiver nas áreas afetadas, mantenha-se afastado de costas e foz de rios que podem transbordar. Continue a evacuar até que todos os alertas preventivos sejam suspensos”, diz o alerta da emissora atualizado às 10h58 em horário local (22h58, no horário de Brasília).
No site da emissora, há uma tabela com as áreas costeiras onde o tsunami já pode ter chegado. A estimativa é que o pico das ondas aconteça até por volta de meio dia no horário local – ou o início desta madrugada, pelo horário de Brasília.
Prédios desabaram com terremoto
Em Taiwan, imagens mostram prédios desabando pela força do terremoto. Segundo o jornal The Guardian, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto teve uma magnitude de 7,4, com epicentro 18 km ao sul da cidade de Hualien, em Taiwan, e a uma profundidade de 34,8 km. E a agência de monitoramento de terremotos de Taiwan divulgou a magnitude de 7,2.
Após o terremoto, a agência de sismologia das Filipinas também emitiu um alerta de tsnumai para áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. As pessoas nas zonas costeiras de várias províncias foram aconselhadas a evacuar imediatamente para zonas mais altas ou a deslocar-se para o interior.