InícioSuzanoProjetos permitirão avanços na mobilidade urbana de Suzano

Projetos permitirão avanços na mobilidade urbana de Suzano

Implantação de alças no Trecho Leste do Rodoanel e no viaduto Leon Feffer, assim como o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen, garantirão melhorias nos deslocamentos

Suzano chega aos 75 anos de emancipação político-administrativa vislumbrando os avanços na mobilidade urbana que serão alcançados com a implementação de importantes projetos em andamento na cidade. O ano de 2024 será marcado pela execução das primeiras etapas da construção do “Complexo Viário do Alto Tietê”, que inclui a implantação de alças de saída do Trecho-Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), e pela conclusão das obras que permitirão a instalação da alça no viaduto Leon Feffer e o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen.
Os novos acessos garantirão melhorias nos deslocamentos internos no município e para a circulação de motoristas até as cidades vizinhas, já que as obras se interligarão e proporcionarão o encurtamento das distâncias entre os bairros da região central com vias estratégicas da Região Metropolitana de São Paulo. Em meio às mudanças que serão realizadas no tráfego, a cidade se tornará mais atrativa para investidores em virtude das facilidades geradas para o transporte de cargas.
Rodoanel
Em 14 de março, com assinatura do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, foi apresentado o projeto executivo referente à implantação de alças de saída do Trecho-Leste do Rodoanel Mario Covas em Suzano, que garantirá adequação das vias no entorno, a construção de uma passarela acessível para pedestres e outras alterações na malha viária da região, previsto para ser executado em até 12 meses.
Os trabalhos de implantação do complexo ficarão sob responsabilidade da Concessionária SPMar e contarão com um aporte de R$ 30 milhões do governo do Estado. A proposta também inclui a adequação da rotatória próxima ao limite entre Suzano e Poá, na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), e a criação de pistas marginais no Rodoanel, para melhorar o fluxo de veículos após a criação do complexo.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a valorização desta região a partir da execução do projeto. “A alça será implantada na avenida Brasil, uma das principais vias de ligação entre Suzano e Poá, passando por cima da Linha 11 – Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e criando um corredor com a avenida Senador Roberto Simonsen, que ajudará a ligar o anel viário a bairros do centro expandido da cidade, como Jardim Casa Branca, Jardim Márcia e Jardim Imperador, entre outros”, destacou o chefe do Poder Executivo municipal.
Roberto Simonsen
O acesso do bairro Jardim Imperador com o Jardim Casa Branca será facilitado com as obras que garantirão o prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen, ao conectar a parte já existente, que se encerra na rua José de Almeida, no Jardim Márcia, com a estrada Santa Mônica, no Parque Santa Rosa, totalizando 1,3 quilômetro.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, apontou as intervenções que estão preparando a via para receber a pavimentação. “No momento, estão sendo executados serviços de terraplanagem, troca de solo, drenagem, colocação de guias e compactação do solo. Já foi implantada uma rotatória com objetivo de promover a ligação da nova parte da via com a rua Regina Cabalau Mendonça e as estradas dos Fernandes e Santa Mônica”, explicou o titular da pasta.
Para concluir as etapas de infraestrutura necessárias, serão investidos R$ 15,6 milhões. Deste total, R$ 11,7 milhões são oriundos de recursos federais, por meio de emendas do deputado federal Marcio Alvino e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado. Outros R$ 3,9 milhões são provenientes dos cofres municipais. A empresa responsável pela execução dos serviços é a Oestevalle Pavimentações e Construções.
Assim que os trabalhos forem concluídos, serão proporcionadas novas possibilidades de mobilidade urbana, já que haverá uma nova via pavimentada que passará pelos bairros Jardim Márcia, Jardim Nena, Jardim Suzanópolis e Jardim Quaresmeira.
Viaduto Leon Feffer
A prefeitura também está avançando com as obras de implantação da futura alça do viaduto Leon Feffer. Após a remoção de parte do muro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ação necessária para adequar o traçado, os trabalhos passaram a se concentrar na instalação de guias e sarjetas onde ficava o ponto de parada dos veículos de transporte complementar, bem como a troca de solo para a garantia do novo acesso.
Com os trabalhos realizados no último mês de março, pela empresa responsável – Oestevalle Pavimentações e Construções Ltda.-, a obra chegou a 20% de conclusão e agora o acesso começa a tomar forma. A previsão é de que a alça seja entregue ainda neste semestre, por meio de um investimento de R$ 4.882.370,61, que está sendo viabilizado por meio de uma parceria entre a administração municipal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Caixa Econômica Federal.
Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, afirmou que o projeto está sendo implementado para facilitar o acesso de veículos oriundos de Mogi das Cruzes, pela avenida Jorge Bei Maluf, ao viaduto Leon Feffer. “A ideia é desafogar o trânsito nas imediações do Terminal de Transportes Urbanos Vereador Diniz José dos Santos Faria, o Terminal Norte, tornando o tráfego mais fluido tanto para quem segue para a região sul e malha central da cidade, quanto para quem transita para a porção norte, pela avenida Vereador João Batista Fitipaldi”, declarou Galo.
Para isso, o motorista que dirige no sentido bairro-centro pela Jorge Bei Maluf e precisa acessar o viaduto poderá evitar o cruzamento da via com a João Batista Fitipaldi, reduzindo a demanda neste local e melhorando o trânsito para quem vai em direção à região norte.
Outras novas vias
No entorno do eixo já existente da avenida Senador Roberto Simonsen, ainda foram abertas duas novas vias entre setembro do ano passado e janeiro deste ano, que farão conexão com o prolongamento desta via e com os outros projetos em andamento, mas já estão contribuindo com a melhoria do tráfego.
No dia que dá nome à via, foi oficializada, em 2023, a abertura do trecho que marca o prolongamento da rua Sete de Setembro, entre o trecho já existente da Roberto Simonsen, no Jardim Imperador, e a avenida Paulista, no Jardim Monte Cristo.
No início de 2024, foi liberado o acesso proporcionado pela construção da nova rua Masanosuke Shibata, ligada ao projeto que garantiu a instalação da nova unidade do grupo Shibata em Suzano. A via conecta a avenida Armando Salles de Oliveira à Roberto Simonsen, na altura da rua José de Almeida, no Jardim Márcia.
O prefeito frisou que a conclusão de todos os projetos em andamento possibilitará um avanço expressivo na mobilidade urbana de Suzano. “O planejamento que está em execução integrará todos os novos acessos, de maneira que o tráfego na cidade tenha muito mais fluidez. O resultado será o encurtamento das distâncias entre as diferentes regiões do município e de Suzano com as cidades vizinhas. Proporcionaremos melhores condições de deslocamento para os motoristas e garantiremos mais investimentos na cidade, com as novas alças do Rodoanel Mario Covas”, sublinhou Ashiuchi.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher