InícioSuzanoEspaço de Atendimento Educacional Especializado completa dois anos

Espaço de Atendimento Educacional Especializado completa dois anos

Projeto começou em 2022 no Jardim Monte Cristo com seis crianças de até 30 meses de idade e, atualmente, está com 16 alunos atendidos com idades entre 1 e 5 anos

O espaço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), instalado no Jardim Monte Cristo, completou dois anos de funcionamento na última terça-feira (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O equipamento, anexo à Escola Municipal Caic, começou em 2022 atendendo seis crianças de até 30 meses de idade e, atualmente, está com 16 alunos atendidos com idades entre 1 a 5 anos.
Pensado com o objetivo de acolher crianças com sinais de autismo da rede municipal de ensino, bem como para capacitação e apoio pedagógico de profissionais que atuam com elas, o projeto é composto atualmente por quatro professores de AEE que atuam diretamente nos atendimentos. O espaço oferece Intervenção Precoce baseada no Modelo Denver para crianças pequenas com sinais de autismo. O método se utiliza de estratégias de ensino naturalísticas de acordo com o interesse das crianças, as capacitando por intermédio do brincar, de forma afetuosa, divertida e respeitosa, com carga mínima de 10 horas semanais, abrangendo todos os domínios do desenvolvimento.
Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira no espaço. Além disso, às sextas-feiras, as professoras de AEE que atendem as crianças promovem o acompanhamento delas diretamente nas creches. O objetivo é generalizar as habilidades ensinadas e aprendidas no ambiente escolar, contribuindo também com o ensino de habilidades sociais (crianças com os seus pares) e orientando os professores e equipe escolar sobre manejos de comportamento com os pequenos.
Os alunos iniciam no projeto permanecendo até os 5 anos por se tratar de intervenção precoce, mas, durante o processo de desligamento, eles continuam sendo monitorados em relação ao desenvolvimento. Além das formações e do cuidado, o projeto realizou cinco formações com os coordenadores de creches da cidade. Foram incluídas no conteúdo explicações sobre o autismo, o Modelo Denver, a estrutura do trabalho realizado e técnicas que potencializam o desenvolvimento dos pequenos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O secretário de Educação, Leandro Bassini, ressaltou que o trabalho do AEE no desenvolvimento das crianças com sinais de autismo tem se tornado peça chave para o município e afirmou que a ideia é ampliar ainda mais a cobertura das mais de mil crianças atendidas em diversos setores de apoio da cidade. “Acreditamos que quando uma boa base social é construída desde cedo, as oportunidades de aprendizado da criança com TEA são ampliadas significativamente, tornando-as mais ativas. Nosso objetivo este ano é ampliar ainda mais esse conhecimento, formando também todos os professores de AEE que atuam na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e para os ADEs, que atuam diretamente nas creches das crianças que estão conosco no projeto”, afirmou Bassini.
O espaço para Atendimento Educacional Especializado está localizado na rua Cachoeira. Para mais informações sobre o projeto e atuação das equipes, o telefone disponível é (11) 4744-8900 ou por meio do e-mail sme@suzano.sp.gov.br.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher