Projeto começou em 2022 no Jardim Monte Cristo com seis crianças de até 30 meses de idade e, atualmente, está com 16 alunos atendidos com idades entre 1 e 5 anos
O espaço do Atendimento Educacional Especializado (AEE), instalado no Jardim Monte Cristo, completou dois anos de funcionamento na última terça-feira (02/04), Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O equipamento, anexo à Escola Municipal Caic, começou em 2022 atendendo seis crianças de até 30 meses de idade e, atualmente, está com 16 alunos atendidos com idades entre 1 a 5 anos.
Pensado com o objetivo de acolher crianças com sinais de autismo da rede municipal de ensino, bem como para capacitação e apoio pedagógico de profissionais que atuam com elas, o projeto é composto atualmente por quatro professores de AEE que atuam diretamente nos atendimentos. O espaço oferece Intervenção Precoce baseada no Modelo Denver para crianças pequenas com sinais de autismo. O método se utiliza de estratégias de ensino naturalísticas de acordo com o interesse das crianças, as capacitando por intermédio do brincar, de forma afetuosa, divertida e respeitosa, com carga mínima de 10 horas semanais, abrangendo todos os domínios do desenvolvimento.
Os atendimentos ocorrem de segunda a quinta-feira no espaço. Além disso, às sextas-feiras, as professoras de AEE que atendem as crianças promovem o acompanhamento delas diretamente nas creches. O objetivo é generalizar as habilidades ensinadas e aprendidas no ambiente escolar, contribuindo também com o ensino de habilidades sociais (crianças com os seus pares) e orientando os professores e equipe escolar sobre manejos de comportamento com os pequenos.
Os alunos iniciam no projeto permanecendo até os 5 anos por se tratar de intervenção precoce, mas, durante o processo de desligamento, eles continuam sendo monitorados em relação ao desenvolvimento. Além das formações e do cuidado, o projeto realizou cinco formações com os coordenadores de creches da cidade. Foram incluídas no conteúdo explicações sobre o autismo, o Modelo Denver, a estrutura do trabalho realizado e técnicas que potencializam o desenvolvimento dos pequenos que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O secretário de Educação, Leandro Bassini, ressaltou que o trabalho do AEE no desenvolvimento das crianças com sinais de autismo tem se tornado peça chave para o município e afirmou que a ideia é ampliar ainda mais a cobertura das mais de mil crianças atendidas em diversos setores de apoio da cidade. “Acreditamos que quando uma boa base social é construída desde cedo, as oportunidades de aprendizado da criança com TEA são ampliadas significativamente, tornando-as mais ativas. Nosso objetivo este ano é ampliar ainda mais esse conhecimento, formando também todos os professores de AEE que atuam na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e para os ADEs, que atuam diretamente nas creches das crianças que estão conosco no projeto”, afirmou Bassini.
O espaço para Atendimento Educacional Especializado está localizado na rua Cachoeira. Para mais informações sobre o projeto e atuação das equipes, o telefone disponível é (11) 4744-8900 ou por meio do e-mail sme@suzano.sp.gov.br.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano