InícioAlto TietêCONDEMAT+ discute Regularização Fundiária Urbana em seminário

CONDEMAT+ discute Regularização Fundiária Urbana em seminário

Evento contará com especialistas de diversas áreas e agentes públicos dos municípios consorciados

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) abre espaço para discutir a Regularização Fundiária Urbana (REURB) no seminário “REURB e o direito à cidade” que será promovido no dia 17 de abril, em Guarulhos. O encontro, que reunirá especialistas de diversas áreas e agentes públicos, discutirá os desafios e impactos da legislação que afeta o território do maior consórcio da Região Metropolitana.
Instituída pela Lei Federal 13.465, de 2017, a REURB garante o direito à moradia para as pessoas que vivem em assentamentos informais estabelecidos em áreas urbanas. “Mais que garantir a segurança jurídica aos moradores, a regularização fundiária é uma ferramenta importante para o ordenamento urbano das cidades. Estamos inseridos em uma região densamente povoada e conurbada, por isso a importância da articulação regionalizada para as cidades se desenvolverem de forma ordenada e sustentável”, analisou o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.
Com o objetivo de compatibilizar o registro de imóveis com a realidade, a REURB estabelece medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que podem ser divididas em: REURB-S (Regularização Fundiária de Interesse Social), que atende a população de baixa renda, e REURB-E (Regularização Fundiária de Interesse Específico), que beneficia a população que não se encaixa no último perfil.
O seminário contará com uma série de palestras, incluindo “Os avanços da Legislação de Regularização Fundiária e os Impactos no Direito a Propriedade”, ministrada pela juíza assessora da Corregedoria Geral de Justiça de São Paulo e representante da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Luciana Carone Eugênio Mahuad.  
O painel “A REURB e os Desafios Ambientais e de Emergência Climática na Região do Alto Tietê – Cabeceiras” será comandado pelo assessor de Planejamento da Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, e pela diretora de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo Franco.
O evento será encerrado com a discussão “A REURB e o Financiamento das Cidades”, com o subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, José Police Neto, e a secretária executiva do Programa Cidade Legal do Estado de São Paulo, Candelária Reyes. O seminário começa a partir das 08h30 no Teatro Adamastor, localizado na avenida Monteiro Lobato, 734, em Guarulhos.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários