InícioRibeirão PìresPrevenção à violência é tema de capacitação do Instituto João Clemente

Prevenção à violência é tema de capacitação do Instituto João Clemente

A ação engloba equipes de diferentes setores da Prefeitura e faz parte do projeto “Inclusão, mais que um direito!”

Dando sequência à capacitação de servidores públicos sobre os direitos das crianças e adolescentes com deficiência intelectual, promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, em parceria com o Instituto João Clemente, foi realizado, na manhã desta terça-feira (14), o terceiro encontro do projeto “Inclusão, mais que um direito!”, no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro. A ação, que engloba equipes de três secretarias – Assistência, Participação e Inclusão Social; Saúde; e Educação e Cultura -, conta com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).
De acordo com João Victor Salge, advogado e assistente técnico da área de Defesa e Garantia de Direitos do Instituto João Clemente, ‘violência é um tema polêmico, abrangente e sem fórmula mágica para ser solucionado’. “A inexistência de política federal, interministerial e coordenada, de prevenção à violência ainda é um desafio que enfrentamos. Existem ações e campanhas pontuais. Além disso, os investimentos são direcionados ao ‘pós-violência’ e não à redução de fatores de risco e prevenção”, completou.
Além disso, durante a palestra sobre “Prevenção à Violência”, Salge ressaltou o artigo 70 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação de direitos das crianças e adolescentes”. “Trata-se de um dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar os direitos fundamentais das crianças e adolescentes”.
O encontro desta terça-feira terminou com palestra da assistente social Tânia Lima sobre “Trabalho em rede: enfrentamento e prevenção”. Ao todo serão quatro encontros e um seminário que abordarão, ainda, temas como Crianças e Adolescentes – História, Cultura e Contexto Atual; Violação de Direitos contra a Criança e o Adolescente com Deficiência; Introdução à Política Pública e Legislações; e Apresentação da Carta de Intenções para incidência de Políticas Públicas.
Serviço – A ação, que faz parte do projeto “Inclusão, mais que um direito!”, está em Ribeirão Pires e terá os próximos encontros nas seguintes datas: 4º Encontro em 30 de abril e Seminário em 22 de maio, das 8h às 12h, no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher