InícioSuzanoAssistência Social alcança a marca de 360 carteiras emitidas a pessoas com...

Assistência Social alcança a marca de 360 carteiras emitidas a pessoas com TEA

Documento de identificação passou a ser implementado no município há 18 meses e vem contribuindo para agilidade no atendimento ao público com autismo

Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social alcançou a expressiva marca de 360 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) desde o início da iniciativa, em outubro de 2022. Implementado no município por meio da Lei nº 5.352/2022, de autoria do vereador Artur Takayama, e regulamentada pelo Decreto Municipal 9.845/22, o documento tem contribuído para melhor prestação de serviço a esse público, facilitando a identificação dos munícipes e agilizando o atendimento junto aos serviços públicos e privados.
A carteirinha deve ser solicitada no Centro Unificado de Serviços (Centrus) da avenida Paulo Portela, 210, no centro, mediante a apresentação de RG, CPF, foto 3×4, comprovante de endereço, laudo médico que comprove a condição e documento de identificação do responsável. Após a solicitação, um processo de requisição será aberto e dentro de aproximadamente dez dias a identificação é emitida, com prazo de validade de cinco anos. Desde que passou a ser viabilizada pela prefeitura, a média é de 20 carteiras entregues por mês.
A Ciptea se integra a outros serviços oferecidos pela administração municipal, como o espaço de Atendimento Educacional Especializado, inaugurado há cerca de dois anos no Jardim Monte Cristo, que atua com o “Método de Intervenção Precoce Denver”, pelo qual é proposta uma terapia comportamental que utiliza brincadeiras e ações conjuntas para estimular o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais e de linguagem em alunos com TEA. O equipamento de ensino está anexo à Escola Municipal Caic (rua Cachoeira, s/n – Jardim Monte Cristo).
Em outubro do ano passado, também foi inaugurado um equipamento para pessoas com TEA no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, na região central de Suzano. A administração municipal, por meio das Secretarias de Governo e de Esportes e Lazer, em conjunto com a União Família Azul (UFA), entidade composta por familiares de pessoas com TEA, trabalharam para a concepção do local, que foi estruturado para proporcionar atendimentos multidisciplinares nas áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia ABA (abordagem terapêutica focada no comportamento), Psicomotricidade, Odontologia e Neurologia.
O secretário Geraldo Garippo destacou que as identificações das pessoas com TEA, assim como os outros serviços e iniciativas, garantem inclusão, dignidade e respeito a esse público. “Atuamos em várias frentes para que possamos preservar os direitos de todos os cidadãos e apoiamos todas as iniciativas que possam melhorar a qualidade de vida dos munícipes”, ressaltou o chefe da pasta.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social por meio do telefone 4745-2071. 

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher