InícioSuzanoAssistência Social promove capacitação para conselheiros tutelares

Assistência Social promove capacitação para conselheiros tutelares

Encontro discutiu sobre o serviço do Caps para condução dos casos que demandam acolhimento psicológico, psiquiátrico e de atenção às crianças e aos adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu nesta quinta-feira (18/04), no Espaço dos Conselhos, no centro, mais uma capacitação para os novos conselheiros tutelares de Suzano, que iniciaram a gestão em janeiro deste ano. O objetivo do encontro foi prestar orientações sobre o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
O tema foi trazido para a formação dos novos membros justamente porque esta unidade de serviço é estratégica para os Conselhos Tutelares no suporte dos casos que demandam acompanhamento psicológico, psiquiátrico e de atenção às crianças, aos adolescentes e às respectivas famílias em situações de uso abusivo de álcool e outras drogas. A execução do processo formativo ficou sob responsabilidade do Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais (Infap), que contou com a parceria da MC Consultoria em Projetos Sociais.
Para discussão deste eixo temático, foi convidada a psicóloga Creuza Santos, mestre em Psicologia Social e especialista em gestão de serviços de saúde. Ela compartilhou com os presentes as experiências vividas durante o período em que foi diretora da Atenção à Saúde em Suzano, quando coordenou a implantação de dois Caps e de um Caps – Álcool e Drogas (AD), assim como os desafios enfrentados durante sua atuação como secretária de Saúde nos municípios de Itaquaquecetuba e de Ubatuba.
Desde que os novos conselheiros foram eleitos, em outubro de 2023, eles têm passado por formações contínuas, conduzidas pela administração municipal, para que possam exercer o mandato com o preparo adequado. Ainda em novembro do ano passado, antes mesmo de tomarem posse, os novos membros já foram apresentados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ao Sistema de Garantia de Direitos para Crianças e Adolescentes (SGDCA) e às ações que os conselhos desenvolvem em conjunto com as pastas municipais. Em janeiro, quando começou a gestão, uma nova formação reforçou as orientações e, a partir de fevereiro, cada eixo temático relacionado ao trabalho vem sendo desenvolvido de maneira aprofundada nos encontros que têm sido organizados periodicamente, sempre no Espaço dos Conselhos.
Unidades
Suzano possui dois Conselhos Tutelares, que são responsáveis pelas demandas da cidade. O primeiro é localizado na rua Barão do Rio Branco, 249, na Vila Costa, região central, cujos integrantes são os conselheiros Jaqueline Esteves Francisco, Sonia Aparecida da Silva Pimenta, Arlete Batista de Melo Pacheco, Vanessa de Oliveira Angelo e Francisca Aparecida Xavier. Já a segunda unidade, instalada na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60, no Cidade Boa Vista, região norte, conta com o trabalho dos conselheiros Luciene Santos Ribeiro da Silva, Aparecida Dias de Oliveira, Luiz Guilherme Belan da Silva, Eli Tavares de Lima e Maria Cecilia de Abreu.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou a relevância de proporcionar a formação adequada para os novos integrantes. “O trabalho dos Conselhos Tutelares é fundamental para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Por isso, buscamos acompanhar a condução de cada caso e realizar as capacitações necessárias. Nosso objetivo é atuar em conjunto com todos os agentes envolvidos neste contexto, de forma que sejam asseguradas as condições ideais para o amparo e o cuidado com os munícipes”, ressaltou o titular da pasta.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher