InícioItaquaquecetubaItaquá lança Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Itaquá lança Programa de Erradicação do Trabalho Infantil


Equipe especializada fará o trabalho de diagnóstico e busca de jovens

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social lançou, nesta sexta-feira (19), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Com início imediato, a iniciativa visa identificar a incidência de crianças em situação de trabalho precoce na cidade.
O programa conta com uma equipe do Instituto Recrie, que são profissionais da rede de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, que farão o diagnóstico e busca desses jovens. A ação tem por objetivo aprimorar e fortalecer as estratégias de enfrentamento, que fazem parte da agenda municipal prioritária.
“Ter mais de 2 milhões de crianças e adolescentes em trabalho infantil no país é inaceitável. Não podemos deixar isso acontecer. Em Itaquá estamos cumprindo a nossa missão, que é cuidar de pessoas. Hoje anunciamos o início do PETI e o diagnóstico vai nos possibilitar agir com base nos dados levantados pelo Instituto Recrie. Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos pensar nas nossas crianças”, disse o chefe da pasta, Gabriel Rocha.
Durante o lançamento, os servidores também assistiram ao curta metragem “A invenção da infância”, que retrata o desequilíbrio que abala o conceito de infância no país. “O combate ao trabalho infantil é um assunto sério e que desperta a nossa preocupação. Estamos intensificando as ações de prevenção com busca ativa de crianças nessas condições. Itaquá está capacitando as equipes e criando políticas públicas. Lugar de criança é na escola”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
O evento foi promovido no cinema Moviecom, no Pateo Itaquá, e contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, dentre elas a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Katerina Volcov, secretários municipais, membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Conselhos Tutelares, além de servidores do Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Mulher, da Guarda Civil Municipal (GCM) e representantes de outras cidades.

Fotos: Eduardo Borges

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher