InícioSuzanoPraça Sol Nascente é reinaugurada com homenagem a Junji Toyoda

Praça Sol Nascente é reinaugurada com homenagem a Junji Toyoda

Espaço passou por revitalização, incluindo limpeza, pintura e paisagismo; entrega ocorreu na manhã desta sexta-feira (19/04)

A Prefeitura de Suzano reinaugurou na manhã desta sexta-feira (19/04) a “Praça do Sol Nascente Doutor Junji Toyoda”, instalada na rotatória da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31) com a avenida Governador Mário Covas Júnior, a Marginal do Una, e a rua José Sanches Marin. Em uma solenidade emocionante que reuniu autoridades municipais e familiares do homenageado, o espaço, que enaltece a presença nipônica na cidade, foi entregue totalmente revitalizado pela Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos e pelo Viveiro Municipal Tomoe Uemura, em parceria com a Associação Cultural Esportiva Agrícola Suzano (Aceas Nikkey) e com o Centro Educacional Nipo Brasileiro de Suzano (Cenibras).
O local é simbólico para a cultura japonesa, fortemente presente em Suzano por conta de seus monumentos, e fica em um ponto de entrada para a região central da cidade. A revitalização contou com manutenção e pintura da escultura da artista plástica Tomie Ohtake, que foi instalada em 2008 no local em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; roçagem e capinação da grama; pintura da pista de caminhada e da ponte sobre o rio Una e reparos gerais, além de limpeza das demais estruturas. Todas as ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos.
Além da obra de Tomie Ohtake, a praça conta com uma escultura do pássaro Tsuru, símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna, construída pelos artistas plásticos Lúcio e Rodrigo Bittencourt; e com um busto do ex-prefeito Pedro Sinkaku Miyahira, instalado em 2018 em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Nesta sexta, o espaço também recebeu duas árvores cerejeiras, plantadas pelas equipes do viveiro.
O secretário Samuel Oliveira exaltou a colaboração do Viveiro Municipal para a revitalização da praça e se disse honrado por homenagear Junji Toyoda. “Essa cooperação entre as secretarias tem servido bem a população. Gostaria de agradecer a toda a equipe de manutenção que fez o trabalho de restauração, pintura e limpeza. Gratidão por esse momento. Me sinto muito honrado em estar nesta honraria concedida ao doutor Toyoda”, discursou o chefe da pasta.
O filho do homenageado, Marcos Toyoda, agradeceu a iniciativa e exaltou o pai. “Ele foi um grande líder e ficamos muito felizes por lembrarem da trajetória dele. Muito obrigado”, disse aos presentes.
O vereador e 3º secretário da Câmara de Suzano, Artur Takayama, ressaltou a forte ligação que possuía com o homenageado. “Falar do doutor Junji é difícil neste momento. Ele foi amigo, pescador, trabalhávamos juntos no Cenibras, ajudava a todos os departamentos. É uma pessoa que nos ensinava até dentro do barco, durante a pescaria. Tenho a certeza de que ele está vendo tudo isso aqui e está muito alegre”, declarou emocionado o parlamentar.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância da cultura nipônica para a cidade, citou o ex-prefeito Pedro Miyahira e lembrou da colaboração que Toyoda deu para o município. “Esse é um dia muito especial em um local muito especial para nossa colônia japonesa. Aqui temos um busto do ex-prefeito Miyahira, com a frente voltada de forma proposital para a rodovia Índio Tibiriçá, em reconhecimento por tudo o que ele fez para nossa cidade. Esta praça tem esculturas, mas faltava um nome para ela, que a identificasse, e quando pensamos no doutor Junji Toyoda, tivemos a certeza de que não haveria pessoa mais indicada. Ele foi mais do que um dentista e colaborou muito para nossa cidade com seus 50 anos de profissão. Ele fez uma relação de amizade com as pessoas que estão aqui. Agradeço a família dele por permitir que falemos deste grande suzanense que muito orgulha nossa cidade”, discursou o chefe do Poder Executivo.
Presenças
A solenidade contou ainda com as presenças da primeira-dama e dirigente do Viveiro Municipal, Larissa Ashiuchi; dos secretários municipais Afrânio Evaristo (Gabinete e Segurança Cidadã); Alex Santos (Governo); Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esporte e Lazer); e Marcelo Prado (Controladoria Geral); dos vereadores Pedro Ishi e Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; do primeiro paciente do homenageado, Dener Brum; do presidente da Associação Nipo-Brasileira de Assistência Social (Enkyo), Kazuo Nakada; do presidente da Associação Cultural Suzanense (Bunkyo), Reinaldo Katsumata, do diretor Tadashi Watanabe e da presidente do Departamento de Gateball da associação, Adriana Kiota; do presidente da Aceas Nikkey, Carlos Hiraoka, e da vice-presidente da entidade, Yugi Yamagami; do presidente do Conselho Gestor do Cenibras, Julio Mayer, e da diretora da escola, Keiko Shimada; e do diretor de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, Minoru Harada.
Também prestigiaram o evento o diretor do Rotary Club de Suzano, Mario Egashira; o CEO do Suzano Vôlei, André Chiang; o presidente da empresa Senshi do Brasil, Fernando Brandão; o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano, Fernando Fernandes; o presidente da Associação Okinawa, Sérgio Yonamine; o gerente da Casa de Repouso Vila Ipelândia, Sérgio Mishima; e os amigos e pacientes do homenageado, Suami Azevedo e Cristiane Domschke.
Familiares do homenageado também estiveram no local, dentre eles a esposa Yasuko Mitsudo Toyoda, os filhos Marcos, Daniela e Fabiana Toyoda, as netas Pietra, Mariah, Letícia e Júlia, o neto Rafael, as irmãs Mieko Toyoda e Massaio Massuda, a nora Talita Teraoka e o cunhado Ossamu Murai.
Trajetória
Filho de Yoshiro Toyoda e Toshi Toyoda, Junji Toyoda nasceu em 8 de novembro de 1948, em Suzano, e se formou em Odontologia na Unicamp, em Piracicaba, juntamente com sua esposa. 
Ao longo da sua vida, também atuou em diversos projetos sociais. Em 1982 passou a integrar o Rotary Club de Suzano e, nos anos de 1988 e 1989, presidiu a entidade. Já em 1998 foi líder do intercâmbio de grupos de estudo, levando profissionais à província de Aichi, no Japão.
Realizou um trabalho junto à Aceas e ao Cenibras. Estruturou uma biblioteca japonesa especial no local para valorização da cultura e, nos últimos anos, trabalhou para a implantação de campos de gateball, plantios de árvores frutíferas, hortas e plantas para o ensino das crianças, cultivo de peixes e até mesmo a criação de um mini zoológico.
Junji Toyoda faleceu aos 74 anos, em dezembro de 2022, deixando os familiares e um importante legado de altruísmo, vitalidade e respeito ao próximo.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher