InícioSuzanoSetor de Bem-Estar Animal realiza mais de 1,5 mil castrações em seis...

Setor de Bem-Estar Animal realiza mais de 1,5 mil castrações em seis meses

Ainda foram contabilizados, no período, 938 emissões do Registro Geral Animal (RGA) e 137 adoções de pets por meio do projeto ‘Baby, me Leva!’

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentou nesta quinta-feira (18/04), durante audiência pública realizada pela Câmara Municipal, o balanço de ações do setor de Bem-Estar Animal entre os meses de outubro de 2023 e março de 2024. Os números contabilizados nesse período foram compartilhados pelo secretário interino Elvis Vieira, que destacou a realização de 1.558 castrações e microchipagens; a emissão de 938 carteirinhas do Registro Geral Animal (RGA), para identificação de pets e tutores; e a adoção de 137 cães e gatos por meio do projeto “Baby, me Leva!”.
A atividade foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Proteção e Bem-estar Animal do Legislativo, o vereador Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG, e contou com a participação do parlamentar Artur Takayama, que também é integrante da comissão. Por parte da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, também estavam presentes a diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, Solange Wuo, e as coordenadoras Andreia Nascimento e Natacha Nakamura.
Ao longo da prestação de contas, os vereadores foram atualizados sobre o status das obras do Centro de Bem-Estar Animal, que foram iniciadas em novembro do ano passado e chegaram a 35% de conclusão. O equipamento está sendo construído no Parque Municipal Max Feffer e contará com uma clínica veterinária e um abrigo para pets que foram abandonados. A estimativa é de que as intervenções no local sejam concluídas em setembro deste ano.
Ainda foram ressaltadas no encontro as 454 vistorias que a pasta promoveu nesses últimos seis meses, com apoio do Departamento de Fiscalização de Posturas, para verificação de denúncias de maus-tratos aos animais. Deste total, 30 ações foram encaminhadas à Polícia Civil, para a devida investigação.
O secretário afirmou que as ações implementadas nesse período demonstram o cuidado que a administração municipal tem tido com o bem-estar animal. “Buscamos abranger os diferentes aspectos relacionados a este tema para que possamos garantir melhoria da qualidade de vida dos pets. Assim, nos mobilizamos para evitar as situações de abandono e maus-tratos com os serviços que são disponibilizados”, avaliou Vieira.
Cadastro e denúncias
A Prefeitura de Suzano disponibiliza no site suzano.sp.gov.br os canais pelos quais a população pode ter acesso aos serviços citados. Para a castração, os interessados em realizar o registro pela primeira vez podem acessar o formulário on-line no link bit.ly/Castracao-Suzano. Para o RGA, que permite a carteirinha de identificação de pets e tutores e um pingente com QR Code para caẽs e gatos, será necessário acessar o link bit.ly/RGAnimalSuz.
Já as denúncias de maus-tratos devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007 ou no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher