InícioSuzanoServidores completam formação sobre atendimento a pessoas com deficiência

Servidores completam formação sobre atendimento a pessoas com deficiência

Colaboradores de diversas secretarias municipais estão sendo capacitados para fortalecer a rede de proteção para crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, em parceria com Instituto Jô Clemente (IJC), completa, em 3 de maio (sexta-feira), no Complexo Educacional e Cultural Mirambava (rua Campos Sales, 884 – Centro), um curso voltado a servidores municipais que tem como objetivo o suporte a pessoas com deficiência para reforçar a rede de proteção a crianças e adolescentes na cidade. Cerca de 80 colaboradores de diversas secretarias receberão mais uma etapa de orientações e trocas de experiências visando à garantia de direitos a esse público, com apresentação dos dados de demandas e serviços ofertados.
Participarão da conclusão desta formação gestores e técnicos dos equipamentos municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Cidadã, Esporte e Lazer, conselhos municipais e Conselhos Tutelares, dentre outras representações. Este encontro é a última etapa de um ciclo que foi iniciado no dia 9 de fevereiro, no Cineteatro Wilma Bentivegna. Desde então, foram realizados ainda outros dois encontros, em 22 de março e 12 de abril, no mesmo local. Ao todo, aproximadamente 150 profissionais foram mobilizados para as atividades que estão sendo realizadas.
A capacitação conta com apoio do IJC, uma organização da sociedade civil que promove a autonomia e inclusão das pessoas com deficiência intelectual, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA), e está sendo viabilizada com recursos do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), por meio do projeto “Inclusão, mais que um direito!”.
Ao longo dos encontros, foram desenvolvidas apresentações que abordaram diferentes perspectivas relacionadas a essa temática, dentre as quais: “Deficiência: um convite para conhecer as diferenças”; “Deficiência Intelectual”; “Crianças e Adolescentes: história, cultura e contextos atuais”; “Família e seus contextos”; “Violação de direitos contra crianças e adolescentes com deficiência”; “Prevenção à violência”; “Introdução à política pública e legislações”; e “Trabalho em rede: enfrentamento e prevenção”. Na etapa final, que é justamente o seminário, será feita uma análise da realidade municipal e discutidas estratégias que podem ser implementadas para o combate à violência contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual.
O secretário Geraldo Garippo afirmou que a formação que está sendo proporcionada nesses encontros contribui diretamente para a garantia de direitos das pessoas com deficiência. “A integração entre as organizações, o Poder Público, o Condeca e os conselhos municipais ligados a esta causa faz toda a diferença na melhoria da qualidade de vida desse público. O fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes também passa pela formação de gestores e técnicos que atuam diariamente nos equipamentos e nas políticas públicas do município”, declarou o titular da pasta.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher