InícioSuzanoSuzano e UniPiaget realizam oficina sobre desperdício de alimentos no Parque Umuarama

Suzano e UniPiaget realizam oficina sobre desperdício de alimentos no Parque Umuarama

Atividade contemplou 35 pessoas assistidas por entidade local e teve o objetivo de mostrar  valor nutritivo das partes habitualmente descartadas durante a produção das refeições

A Prefeitura de Suzano e o Centro Universitário Piaget (UniPiaget) realizaram nesta quarta-feira (24/04) uma oficina sobre desperdício de alimentos na Associação Amigos do Parque Alvorada, Umuarama e Jardim Pompeia (Rua Maria Pureza da Conceição Silva, 465 – Parque Umuarama). A atividade teve o objetivo de mostrar o valor nutritivo das partes habitualmente descartadas durante a produção das refeições e contemplou 35 pessoas assistidas pela entidade, entre crianças, adolescentes e adultos, além de pais e funcionários. A proposta de ensino incluiu abordagem prática e teórica a partir da seleção de duas receitas: panqueca de banana e bifes de casca de banana.

A administração municipal foi representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, por meio do diretor de Agricultura, Minoru Harada; e por parte do UniPiaget participaram a coordenadora do curso de Nutrição, Daniella Moreira, e também a professora Cristiane Evangelista Oliveira Teles. Eles conduziram um trabalho que se caracteriza como um projeto-piloto de aproveitamento integral dos alimentos, capacitando os participantes para serem multiplicadores desses conhecimentos em suas comunidades.

Os benefícios pretendidos com esta iniciativa são relacionados à redução do desperdício de alimentos nas diversas etapas associadas à produção das refeições, à adoção de novas práticas culinárias na sociedade; à economia familiar, com a otimização das técnicas utilizadas para elaboração das receitas; e à garantia da segurança alimentar para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho perpassa diferentes aspectos associados ao tema, que embasaram a elaboração de um documento produzido pelas partes envolvidas, justificando a implementação de um projeto como esse. Entre os argumentos considerados são expressos dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), revelando que aproximadamente um terço dos alimentos produzidos no mundo são perdidos ou desperdiçados a cada ano.

O diretor de Agricultura de Suzano destacou o papel transformador da educação neste processo. “Diante desse cenário alarmante, torna-se imperativo promover iniciativas que busquem enfrentar o problema do desperdício de alimentos e suas consequências devastadoras. Nesse contexto, o projeto de oficina culinária sobre o aproveitamento integral dos alimentos surge como uma resposta concreta e eficaz. Ao educar crianças e adolescentes sobre a importância de utilizar todos os componentes dos alimentos de forma criativa e nutritiva, estamos não apenas combatendo o desperdício, como também capacitando esses jovens para serem agentes de mudanças em suas comunidades”, ressaltou Harada.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca, disse que a administração municipal cumpre seu papel ao orientar crianças, adolescentes e adultos sobre a importância de se evitar o desperdício de alimentos. “Esta é uma realidade preocupante, que agrava a situação de vulnerabilidade enfrentada por muitas famílias. Em meio ao cenário desafiador, a realização de um projeto educacional sobre o aproveitamento integral dos alimentos se apresenta como uma resposta essencial”, frisou o secretário.

O titular da pasta ainda acrescentou que, por meio desta iniciativa, busca-se não apenas combater o desperdício, mas também capacitar os envolvidos, para que eles possam ser agentes de mudança em suas comunidades. “Ao ensinar práticas culinárias criativas e nutritivas, o projeto não apenas aborda a problemática do desperdício, mas também promove a sustentabilidade alimentar e social, destacando a importância de utilizar todos os recursos disponíveis de maneira justa e inclusiva”, completou Loducca.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher