InícioSuzanoProjeto ‘Boa Energia nas Escolas’ inicia visitas às unidades municipais

Projeto ‘Boa Energia nas Escolas’ inicia visitas às unidades municipais

Primeira a receber o caminhão da iniciativa foi a Professor Antônio Maschietto, no Jardim Santa Inês; ação está formando 145 educadores da Prefeitura de Suzano

A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta segunda-feira (29/04) as visitas da Unidade Móvel de Ensino (UME) do projeto “Boa Energia nas Escolas”, realizado em parceria com a EDP São Paulo. Trata-se de um caminhão de médio porte totalmente customizado e aparelhado com equipamentos de multimídia e por um conjunto de experimentos e maquetes interativas sobre os princípios da eletricidade, o seu uso e aplicações.
O objetivo é difundir atividades educativas que promovam a conscientização da comunidade escolar para o uso eficiente e seguro da energia elétrica, possibilitando mudanças nos hábitos de consumo. A primeira escola a receber o caminhão será a Professor Antônio Maschietto, no bairro Jardim Santa Inês.
A iniciativa ainda contempla as escolas Amália Maria de Jesus, no Jardim Revista; Antônio Marques Figueira, no centro; Engenheiro Isaías Martinelli Gama, no Jardim Nova América; Lídia Lima da Silva, no Jardim Planalto; Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim; Professora Mércia Amaral Andrade de Brito, no Parque Residencial Casa Branca; Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia; Victor Salviano, no Cidade Miguel Badra; e Vereador Waldemar Calil, no Cidade Boa Vista.
O projeto iniciou em março e está formando 145 educadores entre professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros servidores da pasta. Nas aulas, ocorridas de forma on-line, estão sendo reforçados os conteúdos relacionados ao bom uso da energia elétrica, conceitos de geração, transmissão, distribuição e os caminhos que a eletricidade percorre até chegar nas residências, escolas, comércio e indústrias, além dos aspectos relacionados aos cuidados com o meio ambiente e os impactos socioambientais causados pelo desperdício.
Após o curso de formação, educadores e alunos deverão desenvolver ao longo do ano um conjunto de atividades educacionais relacionadas ao tema que incluem oficinas, maquetes, rodas de conversa e contação de histórias. O secretário Leandro Bassini enalteceu a parceria e afirmou que a atividade forma cidadãos que poderão compartilhar conhecimentos acerca do uso eficiente da energia elétrica. “Esse é o grande objetivo do projeto: conscientizar os estudantes sobre a forma segura de utilizar esse bem tão importante para as nossas vidas. Eles serão multiplicadores desta informação e, com isso, queremos fazer com que as próximas gerações utilizem a eletricidade da forma correta, econômica e com o menor risco possível”, afirmou.
A iniciativa conta ainda com a “Gincana Cultural Xô Desperdício!”, destinada às unidades participantes com o objetivo de promover a disseminação dos conceitos de uso racional e seguro da energia elétrica, conscientização da comunidade escolar e engajamento das pessoas, além de premiar as escolas que obtiveram os melhores resultados.
As escolas também estão sendo incentivadas a produzir vídeos para que a visualização, o resultado, a avaliação e o ranqueamento das unidades possam ser mensurados. A premiação para quem se destacar inclui um Sistema de Geração Solar Fotovoltaica a ser fornecido pela EDP São Paulo.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher