InícioMogi das cruzesAluna do Parque Olímpico é campeã de xadrez na 2ª Olimpíada e...

Aluna do Parque Olímpico é campeã de xadrez na 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas

A aluna Sophia da Silva Santos, da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, foi a campeã da competição de xadrez da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. As partidas foram disputadas na terça-feira (30/04) no Auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar.
A primeira colocada venceu os sete jogos que disputou. O segundo lugar ficou com Manoela Reicher, matriculada na EM Profº Adolfo Martini, na Vila Industrial e o terceiro com Lorenzo Rodrigues Fonseca, estudante do CEMPRE Vereador Ivan Nunes Siqueira. O evento, organizado pelo Departamento Pedagógico, reuniu 64 alunos de 14 escolas municipais.
Meninos e meninas jogaram juntos pelo sistema suíço, um formato tradicional usado em campeonatos de xadrez que define os adversários a cada rodada de acordo com a pontuação. Ou seja, quem ganhava mais, enfrentava quem também estava com mais pontos. “Quando olhamos no final, todos estão com pelo menos uma vitória e jogam todas as rodadas”, explicou Ana Carolina Faber Boog, técnica do Departamento Pedagógico.
A vice-diretora EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, Lúcia de Souza, valorizou a importância do evento para o descobrimento de novas habilidades nas crianças. “Eu acho o xadrez maravilhoso. Espero que as crianças se apaixonem por mais um esporte, e que, quando adultos, continuem participando de torneios, seja qual for a modalidade”, disse. 
Na EM Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal, o xadrez é uma das oficinas do programa Escola de Tempo Integral.  “Eu comecei a jogar com os meninos nessa escola, porque eu não jogava. Eles têm a oficina e gostam, pedem para jogar xadrez e jogamos junto com eles. A vida é uma estratégia, então eles têm que saber perder e ganhar”, enfatizou Thiago.
O campeonato contou com seis árbitros profissionais da Associação de Xadrez Suzano (AXS). “Estou no xadrez há mais de 20 anos. Ensinar as crianças é fantástico. Nós, como educadores, temos que levar para as crianças essa paixão e essa beleza que é o xadrez, que é muito mais que peças e tabuleiros. É um universo lúdico”, disse Cícero Tavares, presidente da AXS.
A programação da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes segue até outubro. Serão disputadas ainda as modalidades de queimada, judô, basquete 3×3, futsal, esportes de precisão PCD e esportes de demonstração. Ao todo, o evento reunirá cerca de 4,2 mil alunos de 37 escolas municipais. A competição conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e dos departamentos da Secretaria de Educação, além do apoio da Secretaria de Saúde.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários