Um dos públicos mais expostos a riscos no trânsito das cidades, os motociclistas que realizam entregas foram o público-alvo de uma ação voltada à segurança viária, realizada nesta terça-feira (07/05), no Largo da Feira de Braz Cubas. A atividade de Pilotagem Segura foi organizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com apoio de empresas parcerias e faz parte da programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes.
Durante o trabalho, os motociclistas recebem orientações teóricas e práticas sobre comportamento seguro nas ruas e avenidas. Entre os temas abordados durante o treinamento estão a condução da motocicleta em curvas, técnicas de frenagem e comportamento em situações adversas.
“Os motociclistas popularmente chamados de motoboys, estão diariamente nas ruas e lutando contra o tempo para fazer as entregas dentro do prazo esperado pelos clientes. Com isso, eles estão permanentemente em risco de se envolver em acidentes. As atividades de educação para o trânsito com este público é importante para trazer mais segurança para o trabalho desses profissionais e também para o trânsito de Mogi das Cruzes”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.
Neste primeiro dia de ações, 20 motociclistas participaram das atividades. Dentro da programação do Maio Amarelo, também estão previstos treinamentos nos dias 21 e 28 de maio. O trabalho é realizado em parceria com os representantes da Yamaha na cidade e com a Transportadora Digital Script Port.
Escola Mirim de Trânsito
Esta semana também está sendo dedicada ao atendimento da Escola Mirim de Trânsito para escolas municipais de Mogi das Cruzes. A programação de atividades foi definida em parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Educação, com atendimento a alunos de quatro unidades de ensino.
Nesta terça-feira (07/05), o trabalho foi realizado com alunos da escola municipal Nossa Senhora da Conceição, no Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária, em Cezar de Souza. A edição especial da Escola Mirim contou com a presença da Polícia Rodoviária e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que participaram das atividades teóricas e práticas com os alunos.
“O trabalho com as crianças desde cedo, levando os conceitos de educação para o trânsito e segurança viária, é fundamental para formar uma nova geração mais consciente quanto à importância da empatia nas vias e do respeito às regras de trânsito”, lembrou João Marcos Souza.
Os atendimentos da Escola Mirim de Trânsito continuam nesta quarta-feira (08/05), com a modalidade itinerante na escola municipal Henrique Peres, da Vila Industrial. No quinta-feira (09/05), a ação será na escola municipal Profª Teresa Martins Pinhal, na Vila Jundiaí. Fechando a semana, na sexta-feira (10/05), as ações serão feitas na escola municipal Coronel Almeida, que já havia tido o trabalho na segunda-feira (06/05), abrindo a semana.
A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes prevê ações voltadas à segurança viária durante todo o mês. O tema deste ano é “A paz no trânsito começa por você” e todos os dias as equipes do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária estarão em algum ponto da cidade para a realização de atividades. O objetivo é chamar a atenção da população para a importância de um trânsito mais seguro, harmônico e humano.
Mais informações sobre a programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes e sobre o trabalho voltado à educação para o trânsito e segurança viária na cidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.