A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta quarta-feira, dia 8 de maio, em cinco escolas do município, o Dia D Mais Saúde Bucal desta vez de uma maneira diferente. O Programa de Saúde Escolar (PSE) realizou procedimentos como a retirada de cáries diretamente na unidade escolar. Até então, o programa só levava orientações de prevenção à saúde bucal e higiene aos estudantes. E agora, as crianças passaram a ter procedimentos como limpeza e retirada de cárie.
Há cerca de 15 dias já havia sido feita uma triagem entre os alunos que tinham necessidade de passar pela intervenção e hoje foi a vez das crianças serem atendidas de fato pela equipe. Das 2.842 crianças que tiveram a saúde bucal avaliada, dos quatro aos 11 anos, 381 foram identificadas com a necessidade do tratamento.
Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Silvino Antunes de Souza, uma dentista e uma auxiliar foram responsáveis pelo tratamento dentário em 19 alunos.
A coordenadora da Saúde Bucal, Carla de Sousa Santos, explicou que esta é a nova política de realizar o tratamento dentário na escola, com técnicas minimamente invasivas para acabar com a cárie dos alunos. Uma autorização é enviada aos pais para autorizarem os procedimentos.
A gestora da Emeb, Rita de Cássia Spinola só teve elogios para a equipe da Saúde: “No ambiente escolar fica tudo mais fácil e as famílias já confiam em nosso trabalho. Tem sido uma ação maravilhosa da Saúde”, afirmou.
Além do tratamento, as crianças atendidas ganharam um kit com escova, fio dental e pasta e puderam participar de algumas atividades como desenho. A mesma ação foi realizada em outras unidades como as escolas Luciano Poletti; Escola Myriam Penteado Rodrigues; Elias Andere, entre outras.