InícioSuzanoSaúde prepara atividades para o Mês da Luta Antimanicomial

Saúde prepara atividades para o Mês da Luta Antimanicomial

Com uma programação que inclui sarau, caminhada e outras atividades esportivas, as ações programadas pela pasta celebram a reforma psiquiátrica e a igualdade

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o cronograma previsto para o Mês da Luta Antimanicomial com uma programação que inclui sarau e diversas atividades esportivas que vão ocorrer nos dias 17 e 23 de maio (sexta e quinta-feira). As ações foram pensadas em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece neste sábado (18/05) 
A iniciativa busca garantir que pessoas com transtornos mentais tenham os mesmos direitos fundamentais à liberdade e participação na sociedade, além do direito ao cuidado e tratamento, sem precisar renunciar a sua cidadania. As atividades preparadas pela pasta celebram a reforma psiquiátrica e a igualdade.
No dia 17, a Praça dos Expedicionários, na região central, recebe as primeiras atividades. Às 8h30 está programada uma sessão de Lian Gong, que se trata de uma prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental, meia-hora depois será a vez do sarau com músicas, danças, declamações de poemas e exposição de cartazes e de trabalhos temáticos dos usuários das quatro unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e, finalizando o dia, às 11 horas, será realizada uma caminhada pelas ruas centrais do município.
Já no dia 23, as atividades esportivas ocorrerão no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador). A partir das 8h30 será dada a largada da 2ª edição da caminhada “São SilCaps” e logo depois, às 9 horas, serão ofertados esportes e jogos como vôlei adaptado, dominó, damas, xadrez, badminton, arremesso de dardos e futebol, encerrando as atividades.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, o evento é uma oportunidade de celebrar os avanços conquistados na área da Saúde Mental e de conscientizar a população sobre a importância de respeitar a diversidade e promover a inclusão das pessoas com transtornos mentais. “A Luta Antimanicomial é contínua e o engajamento de toda a sociedade é fundamental para garantir os direitos e a dignidade das pessoas que enfrentam essas condições”, destacou o chefe da pasta.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher