InícioSuzanoEscola do Jardim Monte Cristo é revitalizada e recebe novo nome

Escola do Jardim Monte Cristo é revitalizada e recebe novo nome

Unidade que era conhecida como Caic de Suzano passa a ser chamada Professora Nereide do Carmo Peronti Sasso, ex-secretária municipal de Educação

A Prefeitura de Suzano entregou na última terça-feira (14/05) a revitalização da Escola Municipal Caic de Suzano (rua Cachoeira, 33 – Jardim Monte Cristo), após ampla reforma implementada nas dependências da unidade. Além da revitalização, a unidade passa a se chamar Professora Nereide do Carmo Peronti Sasso, ex-secretária municipal de Educação. As intervenções aprimoraram a estrutura de trabalho para os educadores e qualificaram as condições de aprendizado aos alunos com uma reformulação completa proporcionada na biblioteca, sala dos professores e na quadra, incluindo serviços na parte elétrica e readequação dos vestiários.
A cerimônia que marcou o começo deste novo capítulo nessa tradicional escola, com mais de 30 anos de existência, contou com as presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi; dos secretários municipais de Educação, Leandro Bassini; de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira; e de Comunicação Pública,Paulo Pavione; além dos vereadores Pedro Ishi e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; dos filhos da professora Nereide, Márcia, Mário e Kadu; e dos representantes da unidade: a diretora Roseli de Oliveira e a coordenadora pedagógica, Ana Lúcia Firmino Bonatoto.
O conjunto de melhorias ainda foi complementada com as obras na sala de espera da área administrativa, onde está adesivada a biografia da homenageada. Quem passar por este espaço, dedicado à reunião da gestão escolar com a coordenação pedagógica e o corpo docente, poderá conhecer um pouco da trajetória da professora Nereide, que chegou a ser diretora da Escola Estadual Antônio Marques Figueira e atuou como supervisora da Diretoria de Ensino de Suzano.
A revitalização da escola, que atende a 703 alunos do G5 ao 5º ano do ensino fundamental (5 a 11 anos), foi garantida por meio de um investimento de R$ 128 mil, com recursos da administração municipal, a partir do Programa Dinheiro Direto nas Escolas Municipais (PDDEM). As intervenções na unidade duraram cinco meses, sendo iniciadas no fim do ano passado e concluídas no início deste ano. Antes desse período, a prefeitura já havia proporcionado a renovação de 425 carteiras e cadeiras da unidade, para melhor conforto dos alunos.
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que a reforma marca uma nova era para esta escola, tão simbólica para a cidade. “A revitalização da unidade é uma conquista para toda a comunidade escolar. Iniciamos a partir de agora mais um capítulo na história deste importante equipamento municipal, que recebe merecidamente o nome da professora Nereide do Carmo Peronti Sasso”, declarou o titular da pasta.
Por sua vez, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, destacou a atenção que a administração municipal tem dedicado à Educação na cidade. “Temos investido na instalação de novos equipamentos e na reforma de escolas para proporcionar aos alunos condições ideais para o aprendizado e, para os professores, a melhor estrutura para a oferta do ensino. Buscamos manter nossa rede municipal composta por equipamentos de alto nível, para formarmos grandes cidadãos e contribuirmos com o desenvolvimento do município”, ressaltou o chefe do Poder Executivo suzanense.
Também participaram da solenidade de reinauguração a gestora estratégica da Secretaria Municipal de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; o presidente da Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, Carlos Henrique Schwartz; e a diretora do Colégio Lumbini, Célia Ashiuchi.
A homenageada
A professora Nereide do Carmo Peronti Sasso nasceu em 1942 em Araraquara, mas foi em Suzano que fixou residência e suas raízes, principalmente motivada pela Educação.
Graduou-se normalista, o equivalente a formação de futuras professoras, e começou sua carreira profissional como alfabetizadora em escolas rurais, no oeste do Estado de São Paulo. Naquela região conheceu o seu marido, o professor Mario Sasso, com quem teve seus quatro filhos: Paulo, Marcia, Mario e Kadu.
Mudaram-se para a zona leste de São Paulo para atuar na rede estadual e municipal e, na oportunidade, assumiram aulas na Escola Estadual Luiz Bianconi, antigo Lar das Flores, em Suzano. Deu prosseguimento aos seus estudos se formando em Educação Física, passando a atuar também nesta área.
Dedicada e sempre em busca de novos desafios e aprimoramento, foi aprovada no concurso para diretora na tradicional Escola Estadual Antônio Marques Figueira e, posteriormente, alcançou o ápice de sua carreira no magistério quando passou a desenvolver suas atividades como supervisora da Diretoria de Ensino de Suzano, substituindo o dirigente regional em muitas ocasiões.
Após sua aposentadoria, foi convidada a assumir o cargo de secretária municipal de Educação, atuando por quatro anos na função. Simultaneamente, foi professora coordenadora de Estágio e de Didática e Estrutura de Ensino na Faculdade Geraldo Rezende e mesmo após a faculdade ter sido incorporada a Unicsul, continuou atuando na mesma função dentro dos cursos de licenciatura e estágio desta universidade em São Miguel Paulista. Em seguida, se desligou de suas atribuições para aproveitar a vida em família, dedicando-se ao artesanato, à natação e aos netos.
Após um período, foi convidada a fazer parte da formação de futuras professoras no recém-criado Centro de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (Cefam), ministrando aulas de didática e estrutura de ensino. Em seguida, ingressou na faculdade Unai, onde participou do coral, grupo de esportes e artes. Faleceu no ano passado, aos 80 anos.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher