InícioSuzanoPraça dos Expedicionários recebe ação contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Praça dos Expedicionários recebe ação contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Mobilização ocorrerá nesta segunda-feira (20/05), a partir das 9 horas, e contará com a participação de representantes da Secretaria de Assistência Social, Comdicas e Conselhos Tutelares

A Praça dos Expedicionários receberá nesta segunda-feira (20/05), a partir das 9 horas, uma ação contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o lema “Lembrar é combater”, a iniciativa, que chega à sua 11ª edição, será realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, os Conselhos Tutelares e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Suzano (Comdicas). O objetivo será promover ações de conscientização sobre essa temática com orientações e distribuição de panfletos para os munícipes.

A atividade faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05) e contará com a participação de profissionais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e apoio de equipes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Medida Socioeducativa e dos serviços de convivência, além de ativistas e entidades ligadas à causa. Os participantes compartilharão informações sobre o atendimento a esse público, disponibilizando os contatos para denúncias e endereços das unidades que realizam o acolhimento.

Além do alerta para o Disque 100, as denúncias podem ser feitas aos dois Conselhos Tutelares de Suzano, que abrangem as unidades localizadas na rua Barão do Rio Branco, 249, na Vila Costa, e na rua Coronel Hildeberto Vieira de Melo, 60, no Cidade Boa Vista. O primeiro atende pelos telefones (11) 4748-5940, 4743- 3313 e (11) 96417-5437, além do e-mail conselhotutelar.suzano@gmail.com. Já o segundo tem como contatos os telefones (11) 4748-8188 e (11) 97815-4867, assim como o endereço eletrônico conselhotutelar2.suzano@gmail.com.

No evento, também serão reforçadas as informações referentes às cinco unidades do Cras instaladas em Suzano, que incluem a unidade do Boa Vista, localizada na avenida Katsutoshi Naito, 955 – Sesc; a do Casa Branca, que fica na rua Maria Clara Tavares, 125 – Parque Residencial Casa Branca; o posto do Centro, situado na rua Monsenhor Nuno, 595 – Centro; o equipamento do Gardênia Azul, na rua Teruo Nishikawa, 570 – Jardim Varan; e a unidade de Palmeiras, na antiga rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), 11.641. Por sua vez, a sede do Creas fica localizada na rua Deodato Wertheimer, 174, no centro.

Segundo Garippo, é importante mostrar aos suzanenses que as famílias podem contar com o apoio desses órgãos. “A sociedade precisa estar mobilizada e, para isso, temos que destacar o papel de todos os envolvidos, entendendo de que maneira podemos reduzir as ocorrências desse crime. O abuso e a exploração sexual comprometem o desenvolvimento integral e a dignidade de crianças e adolescentes”, destacou.

O chefe da pasta ainda falou sobre a ação na Praça dos Expedicionários e a conduta a ser adotada nas situações de abuso. “Tiraremos dúvidas e divulgaremos esse dia de reflexão. As informações que constam nos panfletos que iremos distribuir são basicamente orientações sobre denúncias e de como efetuá-las quando há algum indício ou alguma suspeita. Reforçaremos a mensagem de que deve ser feita denúncia, para que possa ser realizada a apuração, assim como o acolhimento às vítimas”, definiu o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher