InícioSuzanoSaúde promove ações em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial

Saúde promove ações em alusão ao Dia de Luta Antimanicomial

Atividade reuniu cerca de 300 pessoas entre pacientes, profissionais da área e simpatizantes da causa, que participaram de sessão de Lian Gong, sarau e caminhada

A Secretaria de Saúde de Suzano promoveu nesta sexta-feira (17/05) atividades na Praça dos Expedicionários como referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado neste sábado (18/05). A atividade, que reuniu aproximadamente 300 pessoas, teve como objetivo celebrar a reforma psiquiátrica e a igualdade.
O evento teve início às 8h30, com sessões do Lian Gong, prática oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental. Além disso, a atividade também garantiu dinâmicas culturais abertas à população incluindo música, dança, declamações de poemas e exposições dos trabalhos temáticos feitos pelos frequentadores das quatro unidades dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), durante o sarau.
Para finalizar a manhã de atividades, às 11 horas, os pacientes; pessoas em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pelas equipes do “Consultório na Rua”; profissionais da área da saúde; e simpatizantes da causa, promoveram uma caminhada que saiu da Praça dos Expedicionários até a Praça João Pessoa, pela rua General Francisco Glicério e retornou ao ponto de partida pela rua Benjamin Constant. Durante o trajeto, os participantes ainda realizaram panfletagem para conscientizar a população  .
Vale destacar que a pasta promoverá mais uma iniciativa em alusão a data na próxima quinta-feira (23/05), no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador), a partir das 8h30. O evento contará com a 2ª edição da caminhada “São SilCaps”, além da oferta de esportes e jogos como vôlei adaptado, dominó, damas, xadrez, badminton, arremesso de dardos e futebol.
Segundo o secretário Diego Ferreira, que esteve presente no evento, essas atividades são fundamentais para promover a inclusão social e sensibilizar a comunidade sobre a importância da saúde mental. “A luta antimanicomial visa romper com preconceitos e estigmas associados aos transtornos mentais, proporcionando um ambiente mais acolhedor e humanizado para os pacientes. Nossa missão é assegurar que todos tenham acesso a um atendimento de qualidade, respeitando os direitos humanos e promovendo a igualdade”, apontou o chefe da pasta da Saúde de Suzano.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher