InícioMogi das cruzesAção durante a Entrada dos Palmitos destaca a riqueza cultural do turismo...

Ação durante a Entrada dos Palmitos destaca a riqueza cultural do turismo em Mogi das Cruzes

A tradicional Entrada dos Palmitos, realizada neste sábado (18/05), recebeu um grupo de 350 turistas que vieram a Mogi das Cruzes no Expresso Turístico, promovido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em uma parceria com a Coordenadoria de Turismo da Prefeitura e a Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo, os visitantes foram recebidos na cidade e puderam conhecer uma das tradicionais e maiores comemorações em louvor ao Divino Espírito Santo do país.
Durante o percurso entre a Estação da Luz e Mogi das Cruzes, os turistas ouviram explicações sobre o município e sobre a história da Festa do Divino Espírito Santo, acompanhados de um guia de turismo designado pela Prefeitura. Todo o projeto, foi capitaneado por funcionários da Coordenadoria de Turismo da Prefeitura. Os visitantes também receberam um kit de boas vindas, com a programação das comemorações, um panfleto com a história da festa, uma medalhinha do Divino Espírito Santo, o tradicional lenço, utilizado pelos fiéis e o guia turístico da cidade.
Além disso, a Coordenadoria de Turismo preparou um folder digital, com acesso por meio de um QR Code, com as informações e orientações para os passageiros aproveitarem o dia na cidade.
“A Festa do Divino é a mais tradicional comemoração religiosa de Mogi das Cruzes e a Entrada dos Palmitos é o ponto alto da programação cultural, chamando a atenção dos visitantes por suas características únicas. Esta é uma oportunidade para fomentar o turismo em Mogi das Cruzes, mostrando a riqueza cultural da cidade e oferecendo a quem está vindo para a cidade a melhor experiência”, destacou a coordenadora municipal de Turismo, Flávia Batista.
A Entrada dos Palmitos lembra a tradição da chegada dos moradores da zona rural para participar das comemorações em homenagem ao Divino e agradecer pela colheita e pela fartura. Durante o cortejo, percorrem as vias grupos folclóricos, estudantes, autoridades, festeiros e ex-festeiros, devotos, cavaleiros com seus cavalos, carros de boi e charretes. 
Ao chegar à Estação Mogi das Cruzes, eles foram recepcionados pelo secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, que esteve em Mogi das Cruzes para acompanhar a Entrada dos Palmitos.
Os visitantes também puderam acompanhar o cortejo, que percorreu algumas das principais vias da região central de Mogi das Cruzes e reuniu milhares de pessoas. Na sequência, com tempo livre, eles puderam visitar o Museu Histórico Professora Guiomar Pinheiro Franco, o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Museu Mogiano, a Pinacoteca e a Catedral de Santana. Na sequência, embarcaram em ônibus para a quermesse da Festa do Divino.
Na quermesse, a equipe da Coordenadoria de Turismo atendeu os turistas com um ponto de apoio na barraca destinada ao Fundo Social de Mogi das Cruzes. Por volta das 15h, o grupo foi transportado até a Estação Estudantes, de onde retornaram para a Capital, no Expresso Turístico.
Considerada a maior e mais tradicional festividade em louvor ao Espírito Santo do Brasil, a Festa do Divino de Mogi das Cruzes completou 411 anos de história e foi realizada entre os dias 9 e 19 de maio. Entre os destaques da programação religiosa estão as Alvoradas, a Novena e a Procissão de Pentecostes, enquanto a programação folclórica conta com a Quermesse e a Entrada dos Palmitos como pontos altos. 
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher