InícioSuzanoSuzano participa da ‘6ª Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda’ no CDP

Suzano participa da ‘6ª Jornada de Cidadania, Trabalho e Renda’ no CDP

Abertura oficial do evento ocorreu nesta terça-feira (21/05) e contou com a presença de autoridades e atividades aos reeducandos

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, acompanhou nesta terça-feira (21/05) a abertura oficial da “6ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda” do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Suzano. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) por meio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral, ocorre durante todo o mês de maio e tem como objetivo facilitar a reintegração da população carcerária na sociedade.
A atividade conta, desde o dia 2 de maio, com uma série de iniciativas promovidas aos 944 custodiados que atualmente integram o CDP de Suzano. Entre elas ações de saúde, como testes de HIV, hepatite, sífilis; atendimentos de enfermagem e dentista; orientações jurídicas; alistamento militar e emissão de reservista; além de palestras realizadas pela Pastoral Carcerária de Mogi das Cruzes.
Os trabalhos visam introduzir um processo continuado de mobilização e diálogo social com os detentos provisórios de forma que, quando retornem à vida em sociedade, estejam adequadamente reformados com uma série de serviços essenciais.
O diretor-geral do CDP, Pedro Pataro Junior, explicou que o evento desmistifica a forma como o sistema prisional é visto pela sociedade. “As pessoas estão vendo agora o que a gente faz o ano inteiro. Essa é a realidade de uma unidade como esta. Os detentos erraram e estão cumprindo a pena, porém a gente sempre realiza ações para trazer dignidade e mostrar que o ambiente em que eles vivem é muito diferente do que é retratado na televisão”, afirmou.
Durante o evento de abertura, o secretário discursou sobre a relevância que o trabalho de ressocialização da população carcerária tem para o retorno dos reeducandos às ruas após o cumprimento da pena. “É uma honra estar aqui hoje. O trabalho feito em conjunto mostra a sinergia que temos para que a cidadania seja resgatada quando eles voltarem às ruas. Precisamos cuidar do nosso metro quadrado, mas também estender a mão ao próximo. Que eles, após esse período, possam correr para os braços da família com dignidade”, declarou Silva.
Além do secretário e do diretor, participaram da abertura oficial ainda o padre Dimas de Paula Inácio, da Pastoral Carcerária de Mogi; o pastor Antônio Paulo, da Igreja Universal do Reino de Deus; o representante do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da SAP, Bonner Ricardo Moreira; e o responsável técnico da Célula de Referências Técnicas da SAP, Mauricio Fernandes Faria.
Também prestigiaram o evento o presidente da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), Fabrício Ciconi Tsutsui; o vice-presidente da entidade, Cristian Sivera; a tesoureira do órgão, Gabriella Gimenez; a chefe do Cartório Eleitoral 415, Antônia Izania; e o diretor do CDP de Mogi das Cruzes, Rodolfo Duarte Costa.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher