InícioSexo & SensualidadeParanoia no relacionamento: como parar com isso?

Paranoia no relacionamento: como parar com isso?

Você sente muita paranoia no relacionamento?
Reações surgem com base em uma ideia irracional de perseguição e desconfiança. Com isso, o casal pode se desgastar facilmente, pois fica mais difícil estabelecer uma relação de confiança mútua e ter a sensação de segurança dentro do relacionamento. Sendo assim, nada melhor do que saber como controlar os pensamentos e as atitudes que fazem mal ao casal, não é? Vem comigo que vou falar mais sobre esse assunto e dar dicas para você repensar os comportamentos no relacionamento!
Como saber se estou tendo paranoia no relacionamento?
Ciúmes excessivos, medo irracional de perder a pessoa amada e a vontade de controlar o outro indivíduo: esses são sinais típicos da paranoia no relacionamento. No início, com Ao observar que isso está acontecendo, é preciso parar para refletir se há razões para adotar esse tipo de comportamento.

Reflita:

  • faz cobranças excessivas ao par;
  • sente que precisa manter um pé atrás, pois a pessoa pode estar enganando você;
  • invade a privacidade do parceiro romântico, como acessar o celular ou o computador sem permissão;
  • já praticou violência psicológica, ou mesmo física, por causa de uma obsessão;
    Mas será que a paranoia no relacionamento surge do nada? Na maioria das vezes, não. Contudo, para entender melhor as origens desses comportamentos, é preciso fazer uma boa análise da relação, da vida amorosa e, até mesmo, das referências de amor que você teve ao longo da vida.
    Veja se consegue se identificar com alguma delas.
    Comportamentos estranhos do parceiro
    Em algumas relações, a outra pessoa reproduz atitudes que geram insegurança e desconfiança, como sumiços, falta de comunicação, tentativas forçadas de ciúmes, traições, mentiras, entre outras
    Novos relacionamentos
    Algumas pessoas podem se sentir naturalmente inseguras em determinadas situações, principalmente no início do relacionamento. Afinal, tudo é muito novo e nem sempre é fácil saber como lidar com novas interações sociais, ainda mais quando se trata do campo romântico.
    Como controlar a paranoia no relacionamento?
    Confira algumas atitudes benéficas!
    1.Aprenda a dominar os pensamentos negativos. Um pensamento disfuncional surgiu do nada e não condiz com a realidade? É importante trazer a mente para o agora e se convencer de que essa é só uma ideia negativa e que não é verdadeira.
    2.Pare com a obsessão com qualquer coisa
    É difícil não ter comportamentos obsessivos quando se pensa direto em determinado assunto, não é? Agora, é hora de praticá-la com um novo foco: não deixar que coisas simples façam você pensar compulsivamente nisso.
  1. Faça terapia
    Saiba que é possível procurar ajuda sempre que você sentir que está perdendo o controle dos pensamentos e que não está agindo como gostaria. Fazer psicoterapia com um profissional qualificado faz toda a diferença no acompanhamento desse problema e na busca por soluções viáveis.
    Por isso, controlar os pensamentos negativos e os comportamentos impulsivos contribui para bem-estar e criar uma relação saudável.
Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários