A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, equipamento da Secretaria de Educação, irá promover durante o Junho Ambiental, ações de formação de educadores e atividades de sensibilização com os alunos da rede municipal em parceria com instituições da cidade, Semae e a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal. Um dos destaques será o 3º Festival a Céu Aberto com o tema “A Natureza do Nosso Quintal”, que será realizado na unidade de 24 a 29 de junho.
A programação celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, data que também marca o aniversário do equipamento. “A Escola Ambiental é um espaço rico de aprendizagem para nossos educadores e alunos. Neste Junho Ambiental, junto com nossos parceiros, está com uma programação especial para sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância do Meio Ambiente”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.
No dia 8, como parte do programa formativo Meu Ambiente, realizado pelo Instituto Ecofuturo em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Proteção Animal, educadores de creches subvencionadas e escolas municipais, que atendem o Infantil IV, irão participar de vivências em meio à Mata Atlântica, no Parque das Neblinas. A vivência também acontecerá no dia 29 de junho.
Nos dias 11, 12 e 18 de junho, estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental da EM Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, irão participar de experiências imersivas na natureza em trilhas, oficinas e palestras. As atividades serão no Centro de Referência Mata Atlântica (CRMA) Kimberly-Clark, empresa parceira da Escola Ambiental e possibilitam a compreensão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e do Meio Ambiente em geral.
Estudantes das oficinas de Educação Ambiental dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da EM João Antonio Batalha, na Chácara Santo Ângelo, participarão de oficinas com a equipe de Educação Ambiental do Semae em parceria com a Escola Ambiental. No dia 13, o tema será “O rio que temos e o rio que queremos” e no dia 27, “Tratamento de água”. O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a importância do rio Tietê, da conservação da água e do saneamento para a promoção da saúde humana e ambiental.
Festival na Escola Ambiental
Encerrando a programação, a Escola Ambiental realizará entre os dias de 24 e 29 de junho, o 3º Festival à Céu Aberto com o tema “A Natureza do Nosso Quintal”. “O objetivo do festival é celebrar a biodiversidade e as belezas naturais ao nosso redor. As atividades são fundamentadas na cultura das infâncias e nos princípios da Educação Ambiental”, explicou Angélica Lucas Bezerra, técnica pedagógica da Escola Ambiental.
No observatório natural da unidade, a programação do festival terá roda de conversa sobre as mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e envolvimento sustentável; trilhas para descobertas de ninhos de passarinhos; observação da paisagem e de aves e as oficinas Descobrindo os processos de compostagem, As abelhas do nosso jardim, Olha mágico e Cartas ao Mundo.
Além das atividades, para contribuir para as ações nas escolas neste mês dedicado à preservação e a sensibilização sobre as questões ambientais, foi lançada uma edição especial da revista digital Minuto Natureza, que tem como tema “Mapa Falante: O que queremos no quintal da escola”. A 12ª edição da publicação destaca o potencial das crianças na participação sobre as questões ambientais do espaço escolar. O material está disponível no portal da Secretaria de Educação.