InícioSuzanoPrefeitura apresenta projeção para 2025 em audiência da LDO no Legislativo de...

Prefeitura apresenta projeção para 2025 em audiência da LDO no Legislativo de Suzano

Em audiência pública realizada na tarde de ontem (3) na Câmara de Suzano, a Prefeitura apresentou a projeção de receita e despesa para o ano de 2025, que consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A reunião foi presidida pelo vereador Antonio Rafael Morgado (PSD), o professor Toninho Morgado, que é o presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento do Legislativo, e foi acompanhada pelos parlamentares Artur Takayama (PL); Gerice Lione (Pode); Lazario Nazaré Pedro (Republicanos), o Lázaro de Jesus; e Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt.

O secretário de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Suzano, Itamar Corrêa Viana, acompanhado do diretor de Orçamento, Willian Nakamura, disse que o valor projetado de receitas e despesas para o próximo ano é de R$ 1.525.120.900,00. Ele mostrou aos vereadores que são levados em consideração a evolução do Produto Interno Bruto (PIB), as taxas de inflação e os cenários econômicos federal e do município.

O vereador Artur Takayama perguntou a respeito da reserva de contingência ao secretário, que deve ser prevista no orçamento, e se o valor pode ser remanejado caso não seja utilizado em alguma situação de emergência. Viana respondeu que a reserva de contingência corresponde a até 1% do orçamento, para ser utilizada em alguma eventualidade, citando como exemplo o caso das enchentes no Rio Grande do Sul. “É um recurso previsto também em caso de queda de receitas, para cobrir despesas. Não é para ser guardado para o ano seguinte, ele é incorporado ao ano em exercício.”

O professor Toninho Morgado pediu para que o secretário detalhasse quais seriam as “questões cíclicas”, que poderiam trazer tanto “surpresas positivas” como negativas, de acordo com o cenário econômico apresentado na audiência. Viana disse que são levadas em consideração tanto questões do município, como a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que pode ter uma boa arrecadação inicial, mas que não será a mesma no final do ano, como questões do cenário econômico nacional e internacional.

Já o parlamentar Marcio Malt perguntou se há previsão na LDO dos custos das novas unidades de saúde que estão sendo implantadas na cidade. O secretário disse que a peça orçamentária traz o valor “macro”, já que se trata de uma estimativa.

Gerice Lione questionou se a LDO prevê reajuste de funcionários públicos municipais. Viana disse que é feita uma projeção de inflação para reposição de perdas inflacionárias e o impacto financeiro que um possível reajuste trará.

Um munícipe presente à audiência questionou quanto da LDO será destinado para o Hospital e Maternidade de Suzano (HMS, antiga Santa Casa). Viana respondeu que a peça orçamentária traz que serão destinados 30% da receita para a Saúde, e que posteriormente, para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), a pasta mapeará e informará a utilização dos recursos de forma detalhada.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher