InícioAlto TietêCONDEMAT+ contrata Plano Regional de Drenagem e vai capacitar produtores rurais para...

CONDEMAT+ contrata Plano Regional de Drenagem e vai capacitar produtores rurais para uso racional da água

Investimento de R$ 8,3 milhões marca o Dia do Meio Ambiente e vai apoiar políticas públicas de combate às emergências climáticas na área do consórcio

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT+) comemorou nesta quarta-feira (5) o Dia do Meio Ambiente com a assinatura dos contratos para dois projetos que apoiarão as políticas públicas de combate aos impactos gerados pelas mudanças climáticas na região. O investimento de R$ 8, 3 milhões contempla o Plano Regional de Drenagem e a Capacitação da População Rural em Boas Práticas Agrícolas e Técnicas de Irrigação. Também foi anunciada a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente.
O Plano Regional de Drenagem abrange os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano e será executado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) – entidade ligada à Universidade de São Paulo (USP) – no decorrer de 24 meses.
“Nossa região é cortada por diversos rios e corpos d’água que na época de chuva sofrem com as cheias. O plano de drenagem dará uma fotografia completa para que os municípios atuem nos principais gargalos, buscando investimentos e financiamentos junto aos governos Estadual e Federal para realizar obras estruturantes. O diferencial deste projeto é que ele será feito de forma regional, considerando os impactos gerados por cada cidade sobre o território, o que vai proporcionar um olhar macro sobre nossos desafios”, ressaltou o presidente do CONDEMAT+, Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis.
A capacitação da população rural será feita pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), ao longo de 12 meses, com abrangência nos municípios de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano, os quais pertencem à Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC).
“Essa iniciativa complementa todo o trabalho que o consórcio tem feito na questão da disponibilidade de água, com foco nos riscos de escassez hídrica, como a enfrentada em 2014, que afetou diretamente a agricultura”, argumentou o presidente do CONDEMAT+.
Os projetos serão desenvolvidos com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), pelo qual o CONDEMAT+ também está em fase final do estudo de disponibilidade hídrica subterrânea na APRM-ATC, que abriga o Cinturão Verde.
Com a escalada cada vez mais rápida das emergências climáticas, os municípios do consórcio atuam ainda na elaboração de um termo de referência para o Plano de Adaptação das Mudanças Climáticas, que busca discutir e diagnosticar iniciativas e projetos que possam ser desenvolvidos para reduzir os riscos de impactos para o território.
A questão também norteia a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, que será realizada no próximo dia 29, em Mogi das Cruzes, com o tema Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica. A ação vai mobilizar os 14 municípios do CONDEMAT+.
Os anúncios foram acompanhados pelos prefeitos Luís Camargo, de Arujá; Guti, de Guarulhos; e Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, além dos vice-prefeitos Odvane Rodrigues, de Guararema; e Helcio Castello, de Santa Branca; do diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) de Mogi das Cruzes, Joni Incheglu; do diretor presidente da Fundag, Orivaldo Brunini, do representante da coordenação técnico da FDTE, Marcio Paixão, secretários municipais e agentes municipais de diversas áreas.

Crédito de fotos: Prefeitura de Suzano/Luana Bergamini 

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher