InícioRibeirão PìresEducação de Ribeirão Pires realiza mais uma formação do Alfabetiza Juntos

Educação de Ribeirão Pires realiza mais uma formação do Alfabetiza Juntos

Programa é fruto de parceria com o Governo do Estado e prevê aumentar índices de alfabetização no município

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires realizou formação com professores e coordenadores para o programa Alfabetiza Juntos, fruto de parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O encontro aconteceu na sede da pasta, no Complexo Educacional Ayrton Senna, nesta quarta-feira (5).

Entre os principais objetivos da formação é promover a reflexão sobre a prática pedagógica e como podem melhorá-la dentro da sala de aula, tendo como público-alvo professores e coordenadores. Ao todo, 45 profissionais da educação participaram do encontro, todos educadores dos 1º e 2º anos da rede municipal de ensino.

Com as atividades referentes ao Alfabetiza Juntos, a meta estipulada pelo Governo do Estado de São Paulo é que os municípios participantes atinjam 90% de alfabetização das crianças (até os sete anos de idade) até 2026.

“O Programa Alfabetiza Juntos veio agregar junto aos programas desenvolvidos na rede. Ele traz um complemento sobre a reflexão acerca  das práticas pedagógicas para que novas estratégias sejam planejadas com o intuito de alfabetizar os estudantes na idade certa”, explicou a orientadora educacional da rede, Maria Aparecida Almeida Silva. 

Para atingir estes índices os educadores podem, a partir desta formação, elaborar atividades diferenciadas, tentando encontrar as melhores práticas pedagógicas e que possam trazer os melhores resultados. Entre as possíveis ações estão: aulas de leitura em conjunto, debates, redação, tudo para que o conteúdo seja absorvido pelos estudantes.

As formações do Alfabetiza Juntos têm impacto direto no IFL (Índice de Fluência Leitora), índice na qual a Educação de Ribeirão Pires foi um dos principais destaques em todo Estado de São Paulo. No início de 2024, o município foi premiado e ficou entre os 60 melhores municípios da unidade federativa. No Grande ABC, Ribeirão tem o melhor índice de alfabetização entre as sete cidades que formam a região, atingindo 76% de crianças que sabem ler e escrever com sete anos de idade.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher