Com texto de Chico de Assis e direção e concepção de Débora Dubois, a exibição ocorre nesta terça-feira (11/06), às 20 horas
O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (rua Benjamin Constant, 682 – Centro) recebe nesta terça-feira (11/06), às 20 horas, o espetáculo “Xandú Quaresma – Farsa com Cangaceiro, Truco e Padre”, da Cia. Nossas Coisas de Teatro. Com texto de Chico de Assis (1933 – 2015) e direção e concepção de Débora Dubois, a exibição ocorrerá por intermédio dos recursos do Programa de Ação Cultural (ProAc).
A peça, encenada pela primeira vez nos anos 1960, narra as histórias de Xandú Quaresma, um prisioneiro encarcerado há dois anos por enganar um vigário ao vender um cavalo cego e velho, que morreu logo após a negociação, e se passa em uma cidade do sertão nordestino chamada São Sebastião da Serra Baixa. Durante a peça, o personagem principal, vivido pelo ator José Eduardo Rennó, compartilha suas histórias, deixando o público na dúvida sobre o que é verdade e o que é invenção, em uma divertida comédia de costumes que mistura sua trajetória de vida com momentos e personagens históricos do Brasil, como marechal Deodoro, padre Cícero e Lampião.
O espetáculo é gratuito, mas para assistir a peça é preciso comparecer ao Teatro Armando de Ré, com uma hora de antecedência, para retirada dos ingressos. Vale ressaltar que a peça é totalmente gratuita e indicada para pessoas com 12 anos ou mais. Também fazem parte do elenco os atores Cristiano Tomiossi, Conrado Caputo, Greta Antoine, Dênis Goyos, Gisela Millás e Lui Vizotto.
Segundo o secretário Municipal de Cultura, José Luiz Spitti, o evento representa uma oportunidade de contato com o teatro popular brasileiro e suas histórias. “A peça ‘Xandú Quaresma’ traz um pouco do Brasil profundo de maneira leve e acessível a todos. Esperamos que o público compareça em massa para prestigiar esse espetáculo que, além de entreter, também educa e resgata importantes elementos da nossa história e cultura”, declarou.