InícioSuzanoPrefeitura reforça à população possibilidade de parcelamento do ITBI

Prefeitura reforça à população possibilidade de parcelamento do ITBI

Contribuinte  poderá solicitar o pagamento do imposto em até seis parcelas ao comparecer na avenida Paulo Portela, 210, sala 204, com documentos necessários

A Prefeitura de Suzano reforça à população que o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pode ser dividido em até seis parcelas mensais e sucessivas. O contribuinte pode recorrer a esse benefício, no caso de compra de imóvel, comparecendo ao Centro Unificado de Serviços (Centrus) da avenida Paulo Portela, 210, na sala 204, onde fica o Departamento de Cadastro, entre 8 e 17 horas, munido dos documentos pessoais e os referentes à aquisição do bem. O procedimento se baseia na lei complementar municipal nº 382/2022, resultante do projeto de autoria do vereador Leandro Alves de Faria, o Leandrinho.

Vale ressaltar que o parcelamento do ITBI será concedido durante a lavratura do instrumento que servir de base à transmissão do bem imóvel e somente alcança aqueles que não têm débitos de qualquer natureza com o município. Em se tratando de documentos expedidos pelo Poder Judiciário autorizando a transferência, o contribuinte terá o prazo de até dez dias úteis, contados da publicação dos atos, para solicitar o parcelamento do ITBI.

Caso o interessado deixe de pagar qualquer parcela no respectivo prazo, serão acrescidos os encargos referentes a juros moratórios, multa e atualização monetária.

Transcorridos 30 dias do vencimento da parcela sem a regularização da pendência, o parcelamento será cancelado automaticamente e a solicitação de um novo não será possível. Somente após a quitação integral do imposto, será autorizado o registro do instrumento que servir de base para a transmissão do bem imóvel. O valor correspondente ao ITBI já parcelado não poderá ser reparcelado ou repactuado em nova condição de pagamento.

O vereador Leandrinho afirmou que o benefício garante maior flexibilidade no pagamento da taxa. “A lei é um mecanismo que ajuda o contribuinte a cumprir suas obrigações tributárias e evitar que a falta de pagamento do ITBI impeça a legalização do imóvel. Por isso, entendíamos a necessidade de proporcionar essa opção de parcelamento do imposto”, declarou o parlamentar.

O secretário municipal de Planejamento e Finanças, Itamar Viana, destacou que essa modalidade traz mais possibilidades para a população no caso de compra de imóvel. “É importante que os munícipes tenham conhecimento sobre o parcelamento, para que tenham mais condições de realizar a quitação da forma de sua preferência. Com esse instrumento, os moradores podem se programar para  realizarem o pagamento, evitando pendências com a administração municipal”, ressaltou Viana

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher