InícioMogi das cruzesLei que institui o Plano Municipal pela Primeira Infância é promulgada em...

Lei que institui o Plano Municipal pela Primeira Infância é promulgada em Guararema

Com a conquista, Guararema avança e se destaca ao priorizar a Primeira Infância das crianças a partir de um plano intersetorial que visa o atendimento aos direitos dos pequenos de até seis anos

Está promulgada a lei que aprova o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Guararema. O documento, que foi apresentado às autoridades e gestores municipais de Educação em 2023, estabelece metas e estratégias para o atendimento dos direitos das gestantes e crianças de até seis anos.

De acordo com o texto, Guararema busca traçar metas e estratégias que, transformadas em ações, “promoverão uma Primeira Infância plena, estimulante e saudável para as crianças do município”, como define a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, que comenta o embasamento em “diversas pesquisas que sinalizam acerca da importância da primeira infância para o desenvolvimento da criança”.

“O investimento em políticas públicas para a criança desde cedo melhora bem-estar e valoriza as potencialidades dos pequenos, colaborando para a redução de doenças e a valorização de habilidades sociais, cognitivas e emocionais”, completa o prefeito de Guararema, o Zé.

Para avançar nesse sentido, Guararema investe nos quatro eixos estratégicos que regem o PMPI: garantir as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na Primeira Infância, com destaque para a articulação entre as Secretarias de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social e Habitação; garantir a todas as crianças na Primeira Infância educação, cuidados e estímulos que contribuam para seu desenvolvimento integral; garantir a proteção e dar condições para o exercício dos direitos e da cidadania na Primeira Infância; garantir o direito à vida, à saúde e à nutrição adequada a gestantes e crianças na Primeira Infância.

Um Comitê Gestor Intersetorial foi nomeado com a finalidade de monitorar e avaliar as políticas intersetoriais e o Plano de Ação da Prefeitura para a Primeira Infância, em consonância ao PMPI. Também foi nomeada a Comissão de Avaliação, integrada por representantes da sociedade civil, para avaliar o grau de execução das estratégias e o avanço das metas do plano.

“E durante todo o processo, tanto poder público como sociedade devem acompanhar os trabalhos, medindo seus avanços no que tange ao alcance das metas, identificando a necessidade de ajustes ou a mudança de rotas”, convida a secretária Clara.

Sobre o PMPI

O Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) é um plano intersetorial que visa o atendimento aos direitos das crianças na Primeira Infância (até os seis anos de idade) no âmbito do município, cuja elaboração é recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância.

O documento é um instrumento político e técnico, construído em um processo democrático e participativo, com o envolvimento das diferentes secretarias e órgãos públicos da administração municipal, Poder Legislativo, Judiciário e sociedade civil, e contempla a escuta e a participação das crianças – sujeitos de direito a quem se destina o plano.

As estratégias são constituídas de um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças no município, uma lista de ações das diferentes secretarias para garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos e metas que permitam avaliar as políticas planejadas e em curso.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher