InícioSuzanoForça Patrulha localiza balão de oito metros no Jardim Santa Inês

Força Patrulha localiza balão de oito metros no Jardim Santa Inês

Caso ocorreu no último domingo (16/06) e o material recolhido foi encaminhado à Polícia Civil

A Força Patrulha, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, atendeu um caso em que um balão de oito metros de altura sobrevoava os fundos de uma empresa localizada no Jardim Maitê e que poderia causar danos à rede elétrica e incêndios. O balão foi recolhido e apresentado à Delegacia Central de Polícia.

De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano, a equipe foi acionada por volta das 11h50, por um vigilante do estabelecimento, informando que o objetivo se aproximava dos fundos do local e apresentava sinais de que iria cair. O profissional também informou que alguns indivíduos haviam invadido a área privada da empresa com a intenção de resgatar o balão e soltá-lo novamente.

Quando a GCM chegou ao local, o grupo que estava tentando pegar o balão se dispersou. Os guardas constataram que o item não causou danos, mas advertiram que a combinação dos materiais altamente inflamáveis utilizados na confecção poderia ter causado um incêndio. O material foi levado à Delegacia de Polícia Central.

A Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam provocar incêndios em florestas, vegetações e áreas urbanas. Quem cometer este crime pode ser punido com detenção de um a três anos, multa ou ambas as penalidades simultaneamente.

“O balão, além de representar um potencial destrutivo para florestas e áreas urbanas, também é um risco para a segurança aérea. Outra preocupação é que seus lançadores, frequentemente atuando em grupos, muitas vezes invadem propriedades para resgatá-los, causando danos e insegurança aos proprietários”, afirmou o secretário Afrânio Evaristo da Silva.

Denúncias sobre esta prática e outros crimes podem ser enviadas por meio dos telefones (11) 4746-3297, (11) 4745-2150 ou pelo número 153.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários