Está com dúvidas entre comprar carro ou moto?
É necessário analisar as vantagens e desvantagens dos carros e motos para tomar uma decisão. Além disso, considerar a finalidade do veículo e sua relação custo-benefício, é muito útil para fazer a escolha certa.
Algumas despesas fazem parte do dia a dia das pessoas que possuem carro, seja ele usado com frequência para ir ao trabalho ou para passar bons momentos com a família nas horas vagas. Compreender esses custos e perceber que eles fazem parte da realidade do
proprietário do carro ou moto ajuda a fazer melhores escolhas.
O que ter em mente antes de decidir entre carro ou moto?
Considere seu estilo de vida, pois carro e moto podem atender o mesmo público em diferentes situações. Por exemplo, as pessoas geralmente possuem dois tipos de bens para finalidades diferentes, como um carro durante a semana e uma motocicleta no sábado e no domingo.
A situação oposta também se aplica, o proprietário usa uma moto para fugir do trânsito
durante a semana e deseja viajar com a família ou o companheiro(a) no fim de semana.
Se você já possui um carro que atende às suas necessidades diárias, pode ser útil ter uma moto quando o trânsito está mais favorável.
Além disso, você deve combinar sua decisão com seu estilo de vida.
Se você gosta de viajar nos finais de semana e está em busca de aventura, comprar uma moto pode ser divertido, principalmente se o grupo de passeio for formado por duas pessoas. Mas se for uma viagem em família, os carros são mais necessários do que motocicletas. Considere diferentes situações para entender melhor qual veículo você precisa.
Considere o consumo de combustível.
Em termos de consumo de combustível, os veículos de duas rodas são geralmente mais fáceis de ganhar do que os veículos de quatro rodas, mesmo as motos de deslocamento médio a alto tendem a consumir menos do que os carros.
O gasto médio irá variar dependendo do modelo do veículo e da carga de transporte, mesmo assim, no pior dos casos, o consumo de uma moto de grande cilindrada totalmente carregada é semelhante ao consumo de um carro popular de alto
desempenho.
Portanto, antes de decidir se vai escolher entre o carro ou moto, tenha em mente sua rotina, a distância que você dirigirá com o veículo a cada semana ou mês.
Depois de ter uma ideia sobre essa medida, faça cálculos para descobrir o custo do combustível para cada modelo desejado.
Considere também se o veículo é flexível, pois em algumas partes do país pode ser mais vantajoso abastecer com álcool.
Analise o custo de manutenção de um carro ou moto
O custo de manutenção de motos de baixo deslocamento é sim menor, mas vale lembrar que aquelas motos com motores mais potentes tendem a trazer maiores gastos para o proprietário.
As peças de reposição são mais caras e podem acontecer com mais frequência, assim como os pneus. Em alguns casos, os custos de manutenção de motos e carros podem ser semelhantes.
Avalie agilidade e segurança
Não podemos negar que as motos são um meio prático de transporte. Com ele, você pode superar os engarrafamentos e chegar mais rápido aonde deseja.
No entanto, essa praticidade tem um preço. Por ser menor e ter apenas dois pontos de contato com o solo para manter o equilíbrio.
Por outro lado, embora os carros não sejam tão ágeis quanto as motos, eles podem proteger o motorista e os ocupantes melhor do que as motos.
O carro também está equipado com airbags, que podem
fornecer segurança pessoal em caso de colisão.
Qual a forma mais fácil de obter um carro ou moto?
Para quem não tem dinheiro para pagar à vista, a melhor opção é entrar em consórcio. Consórcio é uma forma flexível de aquisição, onde você pode escolher um plano que se adapte ao seu bolso, depois de escolher o plano que melhor se adapta à sua situação financeira, você começa a pagar as parcelas.