O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Arujá, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, tem intensificado seus esforços na luta contra o trabalho infantil por meio de uma série de palestras voltadas para a conscientização da comunidade. As atividades baseiam-se no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), com o objetivo de retirar crianças e adolescentes de situações de trabalho impróprio.
Recentemente, as palestras foram direcionadas aos grupos de acompanhamento do Programa Municipal Renda Mínima, realizadas dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), alcançando os beneficiários do programa. Nesta semana, as palestras ocorreram nas unidades do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) localizadas nos bairros Barreto e Mirante.
As palestras foram adaptadas para cada público, abordando temas como as características do PETI, a desmistificação de mitos e verdades e exemplos para a identificação do trabalho infantil. O atendimento pela rede socioassistencial do município, como alternativa ao envolvimento de menores em trabalhos inadequados, também foi apresentado, assim como os canais para denúncia em casos de trabalho infantil: Disque 100, Conselho Tutelar de Arujá (11 4652-9252), CREAS (11 4651-3293) e Guarda Civil Municipal (GCM) de Arujá pelo telefone 153.