Cerca de 200 pessoas são atendidas por dia na unidade
O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Prefeitura de Itaquaquecetuba inauguraram nesta quinta-feira (27) a nova Agência da Previdência Social (APS) de Itaquá. A cerimônia contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, representantes do INSS, do prefeito Eduardo Boigues, secretários, vereadores e munícipes.
O serviço, que desde 2006 era realizado na região do Manoel Feio, passa a ser oferecido na rua Dom Thomaz Frey, 113 – Centro, dentro do Veran. Também é possível acessar a agência pela praça Padre João Álvares, 218, e ir até o 4º subsolo.
“É importante mostrarmos um serviço cada vez mais humanizado. A Previdência Social atende hoje no Brasil mais de 40 milhões de pessoas e investe R$ 65 bilhões por mês. Até o fim do ano, todas as pessoas que derem entrada em seu pedido terão eles realizados, mesmo que seja positivo ou negativo, em no máximo 30 dias”, disse o ministro.
O espaço possui duas salas de espera, sendo uma para atendimento geral e outra para perícia médica, que acomodam aproximadamente 70 pessoas, sete guichês, quatro salas de perícia médica e duas salas de serviço social.
São 17 colaboradores no atendimento entre servidores administrativos, assistentes sociais, médicos peritos e estagiários que fazem a emissão de extratos previdenciários, cumprimento de exigência, atendimento simplificado e específico, perícia médica e serviço social.
Segundo o INSS, só na cidade é realizado o pagamento de 38.926 benefícios, uma injeção mensal de R$ 97,6 milhões na economia da cidade. “O INSS é importante para Itaquá e estamos felizes com essa mudança. Dar qualidade de vida para a população também inclui oferecer atendimento digno”, acrescentou o prefeito.
A agência atende cerca de 200 pessoas por dia e o expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. “Ganhamos muito com a nova unidade, que agora tem instalações modernas, ambiente climatizado e acessibilidade. Tudo para o melhor atendimento e conforto do munícipe”, finalizou a secretária de Emprego e Desenvolvimento Econômico, Maria Dávila.