InícioPoá1ª Conferência de Meio Ambiente encerra o ‘Junho Verde’

1ª Conferência de Meio Ambiente encerra o ‘Junho Verde’

Membros do Condemat+ discutem desafios e soluções para as emergências climáticas; secretário de Meio Ambiente representa Poá

Representantes das cidades pertencentes ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) participaram da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, onde foram discutidas opções, ideias e soluções para enfrentar as emergências climáticas. O evento, que contou com palestras de especialistas, foi realizado no sábado (29) e marcou o encerramento do “Junho Verde”, mês do Meio Ambiente.

Na ocasião, Poá foi representada pelo secretário de Meio Ambiente, Thiago Cavaletti, pela chefe de Divisão, Priscila Lourenço, e pelo representante do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Diname de Souza Santos. As propostas apresentadas na conferência agora serão levadas para as etapas estadual e nacional da iniciativa.

Com cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental, a conferência teve a participação de especialistas, técnicos e da sociedade civil, que, ao fim do evento, elegeram 44 delegados (27 representantes da sociedade civil; três do setor privado; e 14 do poder público), que representarão a região nas próximas fases.

Atuação

O secretário executivo do CONDEMAT+, Adriano Leite, destacou a importância de as cidades debaterem soluções conjuntas. “O Meio Ambiente nunca vai deixar de ser um dos pontos fortes da atuação do Consórcio, prova disso é o longo trabalho com projetos, iniciativas e ações que foram construídos nos últimos anos, incluindo o Plano de Mata Atlântica, a discussão da mitigação das mudanças climáticas e o Plano Regional de Drenagem”, pontuou.

“Somos a primeira região de São Paulo a fazer regionalmente a conferência. Entendemos que o fortalecimento do nosso território é a consolidação das questões ambientais. A Câmara Técnica tem trabalhado nos últimos anos para fortalecer as políticas públicas para alcançar os resultados esperados para a nossa região”, afirmou
o coordenador da Câmara Técnica (CT) de Gestão Ambiental do CONDEMAT+, Daniel Lima, secretário-adjunto de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes.

As ações de mitigação e prevenção da crise climática passam, ainda, pelo Governo do Estado, que conta com programas e iniciativas que apoiam os municípios.

A conferência teve a participação de representantes, técnicos e agentes municipais das 14 cidades do CONDEMAT+ (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Igaratá, Itaquaquecetuba, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano), além do apoio do Sebrae, das Fatecs de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher