InícioSão Paulo - Brasil - MundoFestival Gastronômico da Mandioca acontece em Bofete nos dias 5,6 e 7...

Festival Gastronômico da Mandioca acontece em Bofete nos dias 5,6 e 7 de julho

A cidade de Bofete, a 180km da capital paulistana, vai realizar o 1º. Festival Gastronômico da Mandioca 2024, com pratos selecionados pelo chef Guto Medeiros, curador do festival. São 15 opções que vão desde bobó de camarão, passando por bala de mandioca, sorvetes, bolos, tortas e outros quitutes preparados pelos moradores da cidade, que recebeu o título da “Terra da melhor mandioca do Brasil”.

O projeto intitulado “Mani Bofete” nasceu da iniciativa de valorizar os cultivos familiares com a plantação de uma espécie de mandioca. Criado em 2021, o projeto visa o desenvolvimento econômico da cidade.  O município possui uma vocação rural e daí nasceu o desejo de encontrar uma produção sustentável, que se adaptasse ao solo arenoso, acessível ao pequeno produtor e com fácil manejo.

Hoje, a mandioca produzida nos sítios e nas pequenas propriedades ganhou o gosto da população e se transformou em pratos saborosos e inéditos, que poderão ser experimentados durante o 1º. Festival Gastronômico da Mandioca, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de julho com entrada gratuita e mais 15 espaços com pratos produzidos especialmente para o Festival. Em paralelo, acontecerão aulas de gastronomia com ícones da gastronomia como os chefs Guto Medeiros, Roberto Ravioli, Angélica Vitali e Renato Pires.

“Nossa proposta ao organizar o Festival é fazer com que a mandioca seja a estrela, por isso, convidamos chefs de cozinha, que são ícones em suas especialidades, para revelar os sabores desse alimento. Queremos que o público saiba que Bofete é a “Terra da melhor mandioca do Brasil”, fala o chef e curador do Festival, Guto Medeiros.

Um dos pratos selecionados foi o Bobó de Camarão, produzido com produtos orgânicos e que leva uma farofa também de mandioca com banana e mel, ambos da região. “Nosso bobó de camarão é leve, mas não abre mão das características típicas do prato. A mandioca do projeto “Mani Bofete” tem uma ligação forte com a nossa forma de cozinhar. Nós sempre priorizamos o produto orgânico e produzido em pequenas propriedades familiares. O festival está incrível, porque há uma diversidade de pratos e todos com muito sabor”, fala Juliano Viotto, que foi um dos selecionados para o Festival.

O festival começa no dia 5 de julho e termina no domingo 7, de julho, quando será escolhido o melhor prato feito com mandioca.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários