Comprometida com a inovação tecnológica e a implementação de soluções ágeis para os moradores, a Prefeitura de Guararema lança, nesta terça-feira (2) um pacote de atualizações para o site oficial da Administração Municipal. A partir de agora, o endereço www.guararema.sp.gov.br conta com visuais renovados, mais recursos e diversas opções de acessibilidade, mantendo a estrutura e organização de serviços que comprovadamente atende às necessidades dos munícipes.
“Desde o início da nossa gestão, estamos sempre investindo em melhorias tecnológicas. Exemplo disso é o Paço Municipal, que atualmente conta com totens de autoatendimento e tela interativa para melhor receber os moradores. E no site não é diferente. Muitos serviços estão disponíveis por lá e nossa preocupação é por uma melhor usabilidade e claro, mais acessibilidade a todos”, resume o prefeito de Guararema, o Zé.
Seguindo padrões internacionais como o World Content Accessibility Guide (WCAG) e o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), o site da Prefeitura de Guararema tem foco em “melhor acesso a rede de informações em formatos alternativos e inclusivos”.
Por isso, além do botão de acesso a ferramenta VLIBRAS, que traduz texto, áudio e vídeo para Língua Brasileira de Sinais (Libras), agora também é possível controlar o tamanho das letras nas páginas e o contraste das cores a partir de botões localizados na nova barra de acessibilidade.
Além disso, o site segue sendo responsivo, ou seja, se adapta para qualquer tamanho de tela, seja um computador, notebook ou um celular. O carregamento é rápido e a organização é a que os cidadãos já estão acostumados desde 2022, quando o formato atual entrou em vigor.
O menu principal é a aba “Cidadão”, onde é possível
encontrar as soluções de todas as secretarias municipais, com destaque para os campos mais procurados pelos cidadãos, como situações relacionadas à Secretaria Municipal de Administração, Saúde ou formulários para solicitação de serviços.
Também permanecem disponíveis as abas “Empreendedorismo”, “Turismo” e “Transparência”, com direito a um menu de acesso rápido para as soluções mais buscadas, como “IPTU/ISS”, “Dívida Ativa”, “Formulários”, “Protocolo Online”, “Concurso Público”, “Recursos de Multa/Indicação de Condutor” e “Processo Seletivo”.