O estande de acolhimento no Parque Villa-Lobos contou com rodas de conversas com especialistas médicos e exercícios especiais com profissionais de saúde; no último final de semana, a campanha Conheça Lipedema encerrou a sua segunda edição;
Para finalizar com chave de ouro as ações do Mês Mundial da Conscientização do Lipedema – uma doença crônica progressiva confundida com obesidade, causada pelo acúmulo de gordura doente em regiões como braços, pernas e quadris – a ONG Movimento Lipedema promoveu no último final de semana na Esplanada do Parque Villa-Lobos, em São Paulo, a Tenda de Acolhimento do Lipedema para falar sobre a doença que atinge cerca de 10 milhões de mulheres no país. A ação, promovida pela BBRO&Co no último final de semana, fez parte da segunda edição da campanha Conheça Lipedema e reuniu centenas de pessoas ao longo de todo o dia.
Além dos médicos especialistas na doença como um dos pioneiros no tratamento cirúrgico da doença no país, dr. Fábio Kamamoto, e membros da sua equipe multidisciplinar como as cirurgiãs dra. Juliana Reis e dra. Karen Utsunomia, o cirurgião vascular especialista no tratamento clínico da doença, dr. Vitor Gornati, entre outros, além de uma equipe composta por fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionistas e profissionais de educação física voluntários, que esteve disponível ao longo do dia orientando sobre a doença, diagnóstico e tratamento.
“Mais um ano pudemos prestar um serviço às mulheres brasileiras. Infelizmente, ainda há muitas delas sem informação. Por meio das ações da ONG e das embaixadoras da campanha deste ano, Karen Bachini e Amanda Djehdian, conseguimos engajar milhares de pessoas este ano. Só tenho a agradecer, diz o dr. Fábio Kamamoto, fundador da ONG Movimento Lipedema e diretor do Instituto Lipedema Brasil.
“Trazer os profissionais da saúde para perto das portadoras de lipedema, mostrar para a comunidade que uma doença progressiva precisa de diagnóstico e tratamento correto foi maravilhoso. Nestes pilares, pautamos este evento que contou com mais de 40 voluntários da saúde atuando um dia inteiro! O lipedema sem tratamento pode trazer dores, imobilidade, entre tantos outros sintomas. Nosso propósito é divulgar até todos saberem como tratar o lipedema”, finaliza a presidente da ONG Movimento Lipedema, Gabriela Luciana Pereira.