Moradores podem enviar sugestões sobre qualquer área da cidade, por meio da ferramenta on-line, que visa à inclusão e à participação popular
A pré-candidata a prefeita de Mogi das Cruzes-SP pelo PL, Mara Bertaiolli, e seu pré-candidato a vice, Téo Cusatis (PSD), lançaram a plataforma “Fala Aí, Mogi”, para receberem demandas da população e, com elas, elaborar o plano de governo para a cidade. Para participar, o cidadão deve acessar o site falaimogi.com.br e enviar sua sugestão.
Além disso, também estão sendo realizadas, nos quatro cantos de Mogi, reuniões presenciais, para o debate de temas importantes no dia a dia do município. Os encontros acontecem com a presença de lideranças políticas regionais e de representantes da sociedade civil organizada. Nessas agendas, o cidadão ainda tem à disposição um QR Code, disponibilizado também nas redes sociais, para acessar e compartilhar suas impressões sobre a cidade e sugestões – da Saúde à Educação, da Segurança Pública à Infraestrutura, da Mobilidade Urbana ao Desenvolvimento Econômico. É possível ao mogiano, inclusive, inserir quantas propostas quiser e em mais de uma seara. Com uma era mais tecnológica, incluir no processo eleitoral instrumentos que ampliem a participação da população é uma forma de alcançar, de fato, a realidade e a necessidade dos cidadãos, conforme defende Mara: “O ‘Fala Aí, Mogi’ é uma importante ferramenta de participação e que está aliada a uma proposta de gestão moderna e democrática. Vamos construir juntos o nosso plano de governo – nós e a população. Essa é uma oportunidade que o mogiano tem para participar com a gente e fazer de Mogi mais inclusiva e humanizada”, pontua. Segundo Cusatis, dentro de alguns dias, será nomeado o coordenador-geral do plano de governo e definidas as datas para os eventos regionais, que devem acontecer nos distritos de Jundiapeba, de Taiaçupeba, de Brás Cubas e de César de Souza, bem como no centro expandido de Mogi. Especialistas de cada área também serão convidados para participarem das discussões e, igualmente, colaborarem com recomendações técnicas: “Mogi tem grandes vocações, mas, hoje, não tem planejamento, nem gestão. E o melhor plano para a cidade passa por ouvir primeiro a população – o cidadão que conhece e vivencia os serviços do município e seus desafios”, reforça o pré-candidato a vice e que coleciona grande experiência em Saúde Pública. Aliança forte para mudar MogiAlém do PL e do PSD, a aliança que vai disputar a majoritária em Mogi das Cruzes e que é liderada por Mara e Cusatis abarca os partidos Republicanos, União Brasil, MDB e Progressistas. No total, a frente ampla conta com 144 pré-candidatos a vereador.