Cerimônia oficial reuniu autoridades dos Três Poderes; conquista deve garantir mais celeridade processual à demanda do Fórum de Suzano, com a expectativa de aumentar a produtividade em até 60%
O Fórum Cível de Suzano recebeu nesta quinta-feira (18/07) e instalação da aguardada 5ª Vara Cível e da Unidade de Processamento Judicial (UPJ). A conquista, alcançada com apoio da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), foi oficializada pelo desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A novidade deverá garantir mais celeridade processual às demandas da comarca, com a expectativa de aumentar a produtividade em até 60%, sendo uma bandeira da advocacia local.
A cerimônia reuniu autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado; e o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; além do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do presidente da Câmara Municipal de Suzano, Joaquim Rosa. O momento histórico, muito aguardado pela classe, também foi acompanhado pelo presidente da OAB Suzano, Fabrício Ciconi Tsutsui, que reforçou a importância da conquista não só para a advocacia e para o Judiciário, mas para toda a sociedade.
“Este era um pleito antigo que, por meio do trabalho constante junto ao juiz diretor do Fórum, Paulo Eduardo Marsiglia, e de toda a equipe da comarca, finalmente está sendo atendido. Estamos falando de um trabalho árduo que privilegia o bom funcionamento da sociedade. Afinal, a adição de varas representa uma rápida resolução de conflitos das mais diversas áreas. A exemplo, a 5ª Vara Cível é um avanço extraordinário, mas também estamos em busca de uma 3ª Vara Criminal para potencializar ainda mais o serviço. Justamente por isso, em nome de cada advogado, agradeço os representantes do alto poder Judiciário paulista e parabenizo os integrantes da comarca por esta conquista que é de todos nós”, destacou.
Atualmente, a comarca tem aproximadamente 134 mil processos em andamento, sendo 29,4 mil destes de competência cível, volume que, segundo o presidente do TJSP, foi um dos principais motivos para a instalação da vara e da UPJ, que será liderada pelo juiz Paulo Roberto Dallan. “Enquanto servidores públicos, nós não trabalhamos para satisfazer grupos específicos, mas para garantir o bom andamento da sociedade e visando o cidadão. No caso de Suzano, temos uma ampla demanda documentada e, por isso, viabilizamos esta instalação. Seguiremos acompanhando as futuras necessidades desta comarca que cresce cada vez mais”, postulou o desembargador Torres Garcia.
Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário Fábio Prieto declarou que a análise para instalação de uma vara é extensa, mas o trabalho da advocacia em Suzano foi uma importante credencial. “Enquanto advogado e secretário de Estado, eu parabenizo a classe em Suzano e a equipe do Fórum Cível, cuja seriedade e empenho neste processo foi louvável. Estamos falando de um avanço imensurável. Parabéns a todos”, relatou. Por sua vez, o presidente da Alesp destacou que a estruturação para a nova vara foi árdua, exaltando a evolução do município. “Este pedido de Suzano era uma das prioridades pelo volume de processos aqui registrados. Hoje celebramos uma importante conquista construída de maneira conjunta”, concluiu o deputado André do Prado.
Ashiuchi também relembrou que o trabalho sério por trás desta conquista passa diretamente por todos os envolvidos. “Ao longo deste período no qual Suzano pleiteou a 5ª Vara, sempre estivemos em contato com o deputado André do Prado, um importante intermediador junto ao desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, ao secretário Prieto e ao governador Tarcísio. Dentro disso, ressalto também a competência do diretor do nosso Fórum, o Dr. Marsiglia, sua equipe, e claro, a advocacia local, representada pelo Dr. Fabrício e pela diretoria da OAB Suzano. Este é um avanço histórico para todos nós. Então, Suzano só tem a agradecer”, finalizou o chefe do Executivo suzanense.
Presenças
Na oportunidade, a OAB Suzano ainda esteve representada pelo vice-presidente Cristian Sivera; pela secretária-geral Edjane da Silva Sutero; pelo secretário-geral adjunto Renan de Lima Franco; pela tesoureira Gabriella Gimenez; pelo ouvidor Carlos Rodrigues e pela presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Maria Margarida Mesquita. O conselheiro da OAB/SP, Marco Antônio Pinto Soares Júnior, também representou a seccional.
Outros dos representantes do TJSP foram o decano e corregedor em exercício, José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino; o segundo Defensor Público-Geral do Estado, João Felippe Belém de Gouvea Reis; o assessor da presidência da entidade, Rodrigo Nogueira; e o assessor da presidência de Direito Criminal, José Eugênio do Amaral Souza Neto.
Ainda estiveram presentes o coordenador da 45ª Circunscrição Judiciária do Estado de São Paulo (Mogi das Cruzes), o desembargador Augusto Francisco Mota Ferraz de Arruda; o presidente da Associação Paulista de Magistrados, Thiago Elias Massad; a promotora de Justiça de Suzano, Fernanda Aliperti; os juízes da comarca suzanense Eduardo Calvert, Felipe Estevão de Melo Gonçalves, Luciano Persiano de Castro, Olivier Haxkar Jean e Orlando Gonçalves de Castro Neto; o juiz diretor do Fórum de Itaquaquecetuba, Alexandre Munhoz; e a juíza diretora do Fórum de Mogi das Cruzes, Ana Carmen de Souza Silva.
Além deles, também marcaram presença os delegados de Polícia Civil Benedito Henrique Righi Queiroz e Emílio Carlos Pernambuco; o subcomandante interino do 32º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (32º BPM/M), José Ricardo Nunes Pereira; o chefe de Gabinete de Suzano, Afrânio Evaristo da Silva; e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, José da Silva Serafim Junior.