Fundado em julho de 1873, Santa Casa é referência no Alto Tietê inclusive em maternidade de alto risco
A Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes comemorou os seus 151 anos de funcionamento na última semana. A festa foi celebrada com uma missa, um culto e um almoço especial para os colaboradores. O hospital foi fundado no dia 20 de julho de 1873, pelo vigário Cândido de Alvarenga, a fim de ser uma instituição do setor privado e sem fins lucrativos.
O hospital exerce a filantropia de forma responsável e humanitária na região do Alto Tietê. A entidade é responsável, a cada mês, por aproximadamente 400 partos, mais de 7 mil exames de imagem voltados para o SUS e o sistema particular de saúde, 10 mil pacientes atendidos no pronto-socorro e 12 mil atendidos no ambulatório de especialidades.
A instituição filantrópica preza pelo acolhimento dos pacientes com segurança e humanização para prestar um serviço de qualidade. Segundo a mesa diretiva atual, os tópicos citados acima são alguns dos valores principais da unidade.
Apesar de todas as dificuldades que a Santa Casa enfrentou nos últimos tempos, os investimentos para realizar melhorias na unidade não cessaram. O prédio recebeu revitalização do CDI (Centro de Diagnósticos por Imagem), Leito Canguru da Rede Cegonha, Implantação do quarto PPP (Pré parto, Parto e Pós parto), reforma parcial dos quartos, revitalização da recepção particular e convênio e implantação do atendimento humanizado.
Atualmente, cerca de 724 funcionários atuam no hospital, mais 400 médicos credenciados, e opera com a capacidade de 188 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e nove de adultos.
A Santa Casa é referência no Alto Tietê nos atendimentos de ortopedia, neurologia, maternidade de alto risco e oftalmologia.