Conforme o tempo passa, é inevitável que os nossos cabelos sofram com os sinais de envelhecimento, devido a vários fatores como genética, mudanças hormonais e exposição ambiental. Além disso, não manter os cuidados adequados é outro ponto que pode contribuir para a aceleração desse processo, uma vez que a falta de atenção, a longo prazo, tende a provocar danos irreversíveis nos fios e no couro cabeludo.
Portanto, para que as madeixas não percam a beleza e a vitalidade ao longo dos anos, é necessário adotar alguns hábitos. A seguir, Luigi Moretto, hairstylist, conta o que é necessário fazer para não envelhecer o cabelo antes da hora. Vamos lá?
Evitar o sol sem a proteção adequada
Que os raios solares são prejudiciais aos fios não é novidade, né? Eles são uma das principais causas de uma série de efeitos negativos, por exemplo, enfraquecimento capilar, desidratação, pontas duplas, fragilidade e queimaduras no couro cabeludo. Essa radiação ainda pode contribuir para que os cabelos caíam de forma mais rápida e acentuada, pois pode impactar na saúde dos folículos capilares, que são as estruturas onde eles crescem.
E é claro que as chances de apresentar todos esses problemas é ainda maior quando as madeixas são expostas ao sol sem a proteção ideal. Por isso, como recomenda o profissional, invista em um bom protetor solar capilar para impedir que os raios solares penetrem nos fios e comprometam a integridade deles.
Não abafar a região
Utilizar bonés e chapéus durante o dia todo e por anos consecutivos pode aquecer excessivamente o couro cabeludo. “Isso causa aumento da transpiração e da oleosidade que inibem o crescimento natural e saudável do cabelo”, alerta Luigi.
Prender e pentear do jeito certo
Pentear e prender os fios de forma delicada é indispensável para não envelhecer o cabelo precocemente. Isso porque, quando essas duas práticas são feitas com muita força, pode ocorrer um atrito e uma tração muito intensa, levando à lesões na raiz e, como consequência, à prejuízos para o desenvolvimento de novos fios.
“Esse hábito pode acelerar o surgimento de uma possível calvície que já pode estar instalada no couro cabeludo”, explica.
Fazer uma lavagem delicada
De acordo com Luigi, ao higienizar as madeixas com o shampoo, sempre faça movimentos leves e circulares, usando as pontas dos dedos para estimular os folículos e nunca as unhas. “A mesma precaução vale para secar com a toalha, que não deve ser esfregada na cabeça e nem nos fios”, finaliza Luigi Moretto.