Um vídeo publicado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás no Instagram tem repercutido e gerado muitos questionamentos e dúvidas entre a população.
O Detran publicou um teste de bafômetro após o consumo de duas fatias de pão de forma, e o teste deu positivo com uma das marcas testadas, o representa a reprovação no teste do motorista que tenha consumido o produto e consequentemente gera multa embriaguez, no valor de R$ 2.934,70 e, dependendo do teor alcoólico, pode até mesmo resultar em suspensão do direito de dirigir.
O teste foi feito por uma influenciadora que publica vídeos informativos e educativos para a página do Detran de Goiás. No teste publicado na página, logo após consumir duas fatias de pão, de uma determinada marca, ela faz imediatamente o teste do bafômetro, que acusa um índice de 0,12 miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/litro de ar). A margem de erro é de até 0,04 mg/litro de ar. Na sequência, outra pessoa consome outra marca de pão de forma, que avisa na embalagem que não contem álcool, e o resultado no bafômetro é 0,0 mg/litro de ar.
O vídeo mostrando que o consumo de pão de forma pode gerar reprovação no teste do bafômetro foi inspirado num teste feito pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), com o mesmo conteúdo, feito na semana passada com diversas marcas de pães de forma.
Na postagem, o Detran ainda explica que como a quantidade de álcool presente no pão é muito pequena, ela desaparece no organismo de forma rápida. “Conforme explicado pela médica nutróloga Thais Aquino, o álcool é uma substância
comum em alimentos e medicamentos.
Ele pode ser adicionado ou oriundo da fermentação natural. Porém, a quantidade é insignificante, por isso, não aparece mais no bafômetro depois de três minutos”.