Ao todo, são 13 os partidos que formam a frente ampla do delegado, que tenta a reeleição em Itaquaquecetuba-SP; arco partidário também desponta como um dos maiores do estado de São Paulo
O prefeito de Itaquaquecetuba-SP, Delegado Eduardo Boigues (PL), é o postulante à majoritária do Alto Tietê com a maior coligação para disputar as eleições municipais de 2024. A aliança partidária do liberal, que tenta a reeleição, abarca 13 siglas, sendo, ainda, uma das maiores do estado de São Paulo. O arco reúne agremiações de direta, de centro-direita, de centro e de centro-esquerda.
A força política de Boigues não está concentrada, tão somente, na quantidade de partidos que angariou para disputar o pleito deste ano. Boa parte das legendas estão entre as maiores do País. Além disso, o delegado conta com o apoio de deputados federais e estaduais campeões de votos em eleições anteriores.
Na disputa em 2020, Boigues, então filiado ao Progressistas, venceu para prefeito de Itaquá em primeiro turno. Diante do resultado expressivo nas urnas e da alta aprovação de seu governo, o delegado, nos últimos dois anos, passou a ser assediado por um sem-número de legendas.
Há poucos meses, entre as opções, escolheu seguir com o PL – o maior partido do Brasil em representatividade no Congresso Nacional e em número de filiados.
Em paralelo, lideranças de peso do PL e que são do Alto Tietê apoiam Boigues, como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual André do Prado, e o também parlamentar Marcos Damásio. Marcio Alvino, deputado federal e outra figura importante da legenda e para a região, caminha igualmente com o delegado.
A coligação “Força que faz Itaquá Avançar” abarca, ainda, o MDB – partido de indiscutível capilaridade por ter eleito em 2020 um grande número de prefeitos, de vice-prefeitos e de vereadores por todo o País.
A frente ampla do delegado atraiu, também, o União Brasil, atuante na atual conjuntura política e que tem em seus quadros políticos do calibre de Fernando Marangoni – aliado de Boigues. O ex-secretário de Estado de Habitação e atual deputado federal por São Paulo foi eleito com pouco mais de 89 mil votos em 2022.
A candidatura à reeleição do prefeito de Itaquá conta, ainda, com o respaldo do deputado estadual Rafael Saraiva, do União Brasil, eleito há dois anos com cerca de 98 mil votos.
O cordão de aliados de Boigues traz, também, nomes fortes do Republicanos: o deputado estadual Tomé Abduch, vice-líder do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) na Alesp, e o secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Fecham o arco de apoio à reeleição do delegado em Itaquá as legendas Avante; PSD, de Gilberto Kassab; Democracia Cristã; PSB; Progressistas; a federação PSDB/Cidadania; e PMN, totalizando 13 agremiações – de direita, de centro-direita, de centro e de centro-esquerda. Juntos, os partidos terão 180 postulantes ao Legislativo em 2024.