A Rio Christian School, no Rio de Janeiro, promoverá uma Feira de Universidades Internacionais em três datas e locais diferentes, começando no dia 27 de agosto, das 11h30 às 13h00. A ação, gratuita e aberta ao público, reunirá representantes de mais de 15 instituições estrangeiras, oferecendo aos estudantes da região a oportunidade de explorar opções de estudo no exterior e obter informações detalhadas sobre processos de admissão e entrevistas.
A Rio Christian School, escola bilíngue no Rio de Janeiro, será o ponto de encontro de uma das maiores feiras educacionais voltadas para estudantes interessados em estudar no exterior.
O encontro acontece em 3 dias, em pontos estratégicos do Rio. No dia 27 de agosto, das 11h30 às 13h00, a feira acontecerá no bairro Recreio dos Bandeirantes, na unidade sede da escola, onde reunirá representantes de mais de 15 renomadas instituições estrangeiras.
Entre as universidades confirmadas estão Metropolitan University, NorQuest College, Full Sail University, University of Denver, Southern Alberta Institute of Technology, Bangor University, York University, Brock University, McMaster University, Hult International Business School, École Polytechnique de Paris, EducationUSA, University of Denver, e DAVE School – The Digital Animation & Visual Effects School. Esses representantes estarão à disposição para orientar os estudantes sobre os processos de admissão, entrevistas e os programas de ensino disponíveis.
“Nosso objetivo é proporcionar aos jovens uma visão clara e direta sobre como planejar e concretizar seus sonhos de estudar em uma universidade internacional. A feira é uma oportunidade única de estabelecer conexões valiosas e compreender as exigências e os benefícios de uma formação no exterior”, destacou Gabriel Frozi, fundador da Rio Christian School. “Queremos que nossos alunos e outros estudantes da região tenham acesso a essas informações desde cedo, para que possam se preparar adequadamente e escolher o melhor caminho para alcançar suas metas acadêmicas e profissionais.”
A segunda feira será realizada em outra unidade da escola, no bairro da Freguesia, no dia 29 de agosto, marcando a primeira vez que o evento ocorre nesta localização.
Além disso, a unidade principal da Rio Christian School sediará a feira novamente no dia 11 de setembro, desta vez com uma programação mais extensa, incluindo palestras ao longo de todo o dia sobre intercâmbio e estudos no exterior.
O intercâmbio é uma experiência transformadora, com impacto direto no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos estudantes. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta), 85,7% dos estudantes brasileiros manifestam interesse em realizar um intercâmbio, e em 2023, o mercado cresceu 21,68%, movimentando aproximadamente R$ 4,6 bilhões.
A pesquisa da Belta também revelou uma mudança nas preferências dos intercambistas brasileiros: o Reino Unido ultrapassou os Estados Unidos como o segundo destino mais procurado, ficando atrás apenas do Canadá, que ainda lidera o ranking. Em 2023, 58,1% dos intercambistas brasileiros eram mulheres, e o investimento médio por estudante foi de US$ 8.316. Além disso, o curso de graduação se destacou como o quarto tipo de intercâmbio mais desejado, uma tendência crescente entre os jovens.
“As mudanças no ranking são um reflexo da evolução das preferências e das novas oportunidades de estudo no exterior”, disse Frozi. “É interessante ver como os estudantes estão explorando novos destinos e se adaptando às mudanças do mercado.”
As expectativas para o mercado de intercâmbio em 2024 também são positivas. Não é à toa que fazer intercâmbio está nos planos de 75% dos estudantes brasileiros, sendo visto como uma estratégia crucial de investimento na carreira. Com isso, o primeiro trimestre de 2024 já apresentou resultados superiores aos de 2023, e, embora mudanças nas regras de entrada em países como Austrália e Canadá possam impactar o setor, o crescimento do intercâmbio no Brasil pode chegar a 10% este ano. “Com um mercado em expansão e cada vez mais estudantes interessados em estudar fora, estamos certos de que iniciativas como a nossa feira são fundamentais para guiar esses jovens na busca por oportunidades internacionais”, concluiu Gabriel.