Atividade foi realizada por videoconferência e tratou do conteúdo das duas cartilhas que estão sendo entregues nas escolas municipais
A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires realizou nesta terça-feira (10) formação com professores e coordenadores da rede municipal sobre o conteúdo do livro “O Mundo Azul de Theo”, que joga luz sobre as questões envolvendo estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O objetivo da formação é de estabelecer as melhores abordagens pedagógicas e também de acolhimento para estes estudantes. O livro traz Theo, um garoto com TEA e que enxerga o mundo de maneira diferente e dessa forma a ideia é estimular pais, professores e estudantes a agir e colaborar com a construção de ambiente saudável e inclusivo para estes alunos.
“Acredito que o projeto veio para somar com as práticas e orientações já desenvolvidas nas escolas do município. Entretanto, com a parceria do Mundo do Theo temos a possibilidade de estimular ainda mais todos os profissionais envolvidos com as crianças no ambiente escolar”, declarou Micaely Domingues, coordenadora pedagógica da rede municipal de Educação.
O material disponibilizado pela secretaria de Educação conta com duas cartilhas, uma é voltada aos estudantes da rede municipal, em que mostra Theo e seus desafios a entender o mundo ao seu redor descrevendo emoções, experiências, objetos da criança em sala de aula e de interações com os colegas.
Já o material de “Orientações Didáticas” é destinado aos educadores que vivenciam, no dia a dia escolar, situações envolvendo a inclusão. As atividades sugeridas estão em conformidade com as diretrizes propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e auxiliarão o seu fazer pedagógico, integrando as metodologias ativas e promovendo a interação entre o leitor, o texto e a experiência de vida.
Cartilhas – Os livros Mundo Azul de Theo estão sendo entregues em toda a rede municipal de ensino, que abarca 33 unidades escolares. A distribuição do material de apoio aos estudantes e aos professores e demais profissionais da educação começaram pelas escolas municipais Francisca Ferreira Santiago e Eng. Carlos Rohm I. Todas as escolas receberão o livro até quinta-feira (12).