InícioEducaçãoSecretaria de Educação e Cultura realiza reunião para discutir lei que versa...

Secretaria de Educação e Cultura realiza reunião para discutir lei que versa sobre ensino de História e Cultura Afro-Brasileira

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (17), no prédio que abriga Pasta

A Secretaria de Educação e Cultura realizou reunião com profissionais da rede municipal de ensino para discutir os desafios da implementação da Lei nº 10.639/03, que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas unidades escolares. O encontro foi realizado no prédio que abriga a Pasta, na manhã desta terça-feira (17).

A reunião serviu para identificar as principais demandas encontradas pelos profissionais na elaboração de uma educação com viés antirracista, mapear ações desenvolvidas e planejar ações futuras. A ideia é que o encontro resulte na construção coletiva de um plano de ação voltado à educação para as relações étnico-raciais. 

Com o título “Cenário das relações étnico-raciais na rede municipal de ensino”, a reunião contou com a presença das coordenadoras pedagógicas Tatiane Ribeiro e Valquíria Servilha, além de professores da rede. 

Durante o encontro, os profissionais da rede puderam trocar experiências, pensar em atividade em conjunto e até debater a importância da medida. “Precisamos refletir a raiz da questão racial – que não é pedagógica, mas social. Para isso, precisamos nos transformar e sempre buscar boas referências para embasar nossos pontos de vista”, declarou Tatiane.

Por sua vez, Valquíria citou que a representatividade também é importante para quebrar os estigmas existentes dentro das salas de aula. “Uma alternativa bacana é convidar pessoas negras e indígenas para contar suas histórias aos estudantes. Os professores e professoras poderiam pensar nisso, para trazer esse elemento da representatividade aos nossos alunos e alunas”, disse a coordenadora.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher